Amazonas é destaque na abertura da Reunião da SBPC em São Luís (MA)


São Luís (MA) – 22/07/2012 – Autoridades, pesquisadores, professores e estudantes marcaram presença, na noite deste domingo, 22/07, na abertura da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís (MA). O evento se estende até a próxima sexta-feira, 27/07.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na ocasião, o Amazonas esteve representado por autoridades do sistema estadual de Ciência e Tecnologia, entre elas a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa (FAPEAM), Maria Olívia Simão, o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Odenildo Sena e o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira.

Com o tema ‘Ciência, cultura e saberes para enfrentar a pobreza’, o evento pretende mobilizar cerca de 15 mil pessoas, até o dia 27 de julho, com uma extensa programação científica e cultural voltada a todos os públicos.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/rauppsbpc.jpgSegundo o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antônio Raupp, a Reunião da SBPC representa um momento importante para a ciência brasileira. “Aqui, abre-se uma oportunidade de discussão sobre o que se deve fazer, levando em consideração os posicionamentos dos estudantes, dos professores, dos pesquisadores e dos governantes numa confluência que vai permitir se chegar a um consenso sobre as melhores políticas para o País avançar”, destacou.

O ministro fez referência ao apoio do governo federal, às secretarias estaduais e fundações de amparo que atuam nos Estados promovendo o avanço científico e tecnológico em todo o País. “Para confirmar isto, nós vamos estar presentes no Fórum conjunto do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti) e do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). Aqui é um momento para vivificação dessas parcerias”, disse.

A presidenta da Ssrc=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/helenanadersbpc2012.jpgBPC, Helena Nader, destacou, na solenidade de abertura, a expectativa de receber mais de 15 mil pessoas. “Por meio de várias ações, os participantes da reunião vão se integrar ao tema da reunião, que envolve o combate à pobreza. Um tema que permeará todo o evento devendo levar a um enfrentamento que requer um diálogo constante e reconhecimento mútuo entre os diversos saberes”, ressaltou.

Durante seu discurso, Nader destacou várias ações positivas e negativas que afetam diretamente o avanço da Ciência no País, como os cortes de verbas do Governo Federal para a área de CT&I nos últimos dois anos consecutivos, as greves nas universidades e outras ações que podem prejudicar o crescimento da pesquisa no País. “Não podemos tapar o sol com a peneira. O Brasil precisa aumentar a qualidade dos cursos superiores e reconhecer o papel do professor neste novo cenário científico do País”, ressaltou Nader.

Participação de autoridades do Amazonas

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/oliviasbpc2012.jpgSegundo a diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, a reunião da SBPC é importante porque reúne um número expressivo de pesquisadores do Brasil.

“Esperamos neste evento dar visibilidade para as ações e as pesquisas financiadas pelo Governo do Estado do Amazonas por meio da FAPEAM. Para isso, nós temos um estande que nos próximos dias vai mostrar várias ações voltadas para a temática da Reunião em 2012 e resultados das pesquisas desenvolvidas no nosso Estado”, informou.

A diretora-presidenta afirmou ainda que o evento é uma grande oportunidade para o intercâmbio de ideias. “Temos certeza de que todos os pesquisadores que vão participar deste evento terão a oportunidade de debater os grandes temas da ciência hoje que, de certa forma, envolvem a melhoria da qualidade de vida da população brasileira”, destacou.

O titular da Secti-AM, Odenildo Sena, destacou que o Governo do Amazonas tem investido de forma significativa em Ciência e Tecnologia nos últimos anos, transformando essa em uma área estratégica.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/odenildosbpc2012.jpg Segundo ele, a presença do Estado na SBPC já se transformou em uma tradição e a oportunidade de levar o nome do Amazonas pelas ações do Governo do Estado nessa área de Ciência e Tecnologia para o Brasil inteiro tem sido muito bem aproveitada. “A SBPC atualmente representa uma oportunidade única de compartilhar com a comunidade científica e a sociedade em geral aquilo que vem sendo desenvolvido nessa área e o Estado do Amazonas, nos últimos anos, tem marcado uma presença muito forte no evento”, ressaltou.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook 

style=width:Segundo o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), José Aldemir, o trabalho da Secti e da FAPEAM viabilizou a participação de dezenas de professores e alunos da capital e do interior do Amazonas na reunião da SBPC, com 54 trabalhos de pesquisas de iniciação científica e de pesquisas mais avançadas.

“Vejo como de grande importância a participação das instituições que compõem o sistema estadual de CT&I no Amazonas neste evento. O avanço da qualidade das pesquisas e dos pesquisadores do Amazonas passa pelo empenho do Governo do Estado por meio da Secti e da FAPEAM em mudar este cenário, seja pelo apoio aos pesquisadores por meio de bolsas, ou pelo incentivo à realização de pesquisas”, destacou.

Participação do Amazonas na ExpoT&C

O Estado participa do evento com um estande de 72 metros quadrados, coordenado pela Secti, na ExpoT&C – considerada a maior mostra de ciência e tecnologia da América Latina e cuja abertura ocorre nesta segunda-feira (23/07). No espaço, as instituições que irão representar a produção do conhecimento científico do Amazonas fazem parte do sistema público estadual de CT&I formado pela UEA, FAPEAM e Centro de Educação Tecnológica (Cetam). Também integram o grupo de expositores a Secretaria de Estado de Educação e a Fundação Nokia de Ensino (FNE), enquanto instituições convidadas.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/sbpc620robertocarlos.jpgSobre a 64ª Reunião Anual da SBPC

No período de 22 a 27 de julho, a capital maranhense recebe, pela segunda vez, a Reunião Anual da SBPC. Realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia e representantes de sociedades científicas, a reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debates de políticas públicas em C&T.

Para saber mais sobre a SBPC acesse o site do evento, clique aqui.

Foto1: Ministro de CT&I, Marco Antônio Raupp em seu pronunciamento (Créditos: Soraia Magalhães/Ag.FAPEAM)
Foto 2: Presidenta da SBPC, Helena Nader deu as boas-vindas aos participantes
Foto 3: Diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão falou da importância estratégica do evento para o País
Foto 4: Titular da Secti-AM, Odenildo Sena
destacou a presença forte do Amazonas no evento tradicional
Foto 5: Reitor da UEA, José Aldemir, durante a abertura da SBPC
Foto 6: Público de todo País prestigiou a abertura do evento (Crédito: Roberto Carlos/Agecom)

Ulysses Varela – Agência FAPEAM

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *