Amazonas fica em 2° na premiação da EXPOCOM no Acre
O encerramento do IX Congresso de Ciências da Comunicação da Região Norte (Intercom/Norte), na noite de sábado (29), foi de premiação dos melhores trabalhos apresentados na Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), um dos certames programados para o evento.
Dividida em diversas categorias e modalidades, a Expocom é um espaço destinado à exposição de trabalhos resultantes da pesquisa experimental realizada nos laboratórios e oficinas dos cursos de graduação em comunicação social. Os critérios de escolha são a criatividade, originalidade, inovação, tecnológica e qualidade técnica.
Representaram o Estado do Amazonas, o Centro Universitário do Norte (Uninorte), Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Faculdades Boas Novas (FBN). As três instituições somaram 29 trabalhos, que foram apresentados e avaliados durante dois dias.
De acordo com a coordenadora da Expocom, professora Aline Néto, da Universidade de Rondônia (Uniron), os trabalhos submetidos à avaliação cresceram bastante em 2010. Segundo Néto, cerca de 30 trabalhos foram inscritos em 2009, já em 2010 este número subiu para 96. “Fico muito feliz pelo avanço da Expocom e espero que, nos próximos, possamos dobrar o número de participações”, salientou.
Uninorte
O Centro Universitário do Norte (Uninorte) recebeu prêmios em todas as quatro categorias a que concorreu. Para a professora e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisado do Estado do Amazonas (FAPEAM), Edilene Mafra, o resultado serve de estímulo, para que nos próximos congressos haja mais trabalhos inscritos. “Nosso resultado foi de 100% o que nos deixa bastante contentes”, afirmou.
O recém-formado Márcio Alexandre, vencedor na categoria campanha publicitária, destacou a importância da pesquisa na vida acadêmica. “É muito importante conhecer os teóricos e poder interagir com estudantes de outros estados”, disse.
Faculdade Boas Novas(FBN)
O Coordenador do Curso de Comunicação da FBN, Jimi Aislan Estrázulas, ressaltou a coroação do trabalho desenvolvido pelos alunos de graduação que sempre traz como resultado um produto acadêmico. “Chegamos e levamos 50% de aproveitamento. Agora, é preparar as malas para a etapa nacional”, comemora.
Para o estudante Alessandro Bandeira, do 5° período do curso de Comunicação Social da FBN, vencedor do prêmio na categoria de cinema áudio visual, receber a premiação é gratificante por ser fruto de um trabalho árduo de alunos e professores. “Passamos noites em claro, pesquisando e o resultado está aqui. Agora é comemorar”, disse.
A aluna Alice de Souza, também da FBN destacou o esforço da equipe. Alunos e professores empenhados na produção dos trabalhos indicados ao Intercom. “Na minha área, mostrar que jornalismo pode também interagir com produção literária e conseguir vencer foi uma experiência fantástica”, destacou.
Universidade Federal do Amazonas (Ufam)
O professor da Ufam, Alan Soljenítsin Rodrigues, comentou sobre o aumento do número de trabalhos oriundos do Amazonas. “Nosso Estado está voltando a ocupar o espaço que outrora teve na pesquisa. Com pesquisas em nível de graduação e pós-graduação, em breve ocuparemos o topo na região”.
Rosiel Mendonça, estudante do curso de Comunicação Social da Ufam, disse satisfeito com a premiação do trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisa. “O prêmio é importante, porque estimula outros alunos a produzirem cientificamente e mostrarem seus trabalhos em eventos como esse”.
Os vencedores estão automaticamente classificados para apresentar seus projetos na Intercom, nível nacional, que acontecerá na cidade de Caxias do Sul – RS, no mês de setembro de 2010.
Foto 1- Estudante Alessandro Bandeira (FBN) comemora premiação (Edilene Mafra)
Carlos Fábio Guimarães – Agência Fapeam