Amazonas ganha mais dois núcleos de Telemedicina


30/10/2013 – Apoio ao ensino à distância, assistência remota e pesquisas colaborativas são algumas das ações que ganham força com mais dois núcleos de Telemedicina inaugurados nesta quarta-feira (30), em Manaus. A Fundação Hospital Adriano Jorge (FHAJ) e a Fundação Alfredo da Matta (FUAM), juntamente com o Hospital Municipal Odilon Behrens (HOB) de Minas Gerais e o Hospital Federal dos Servidores do Estado (HFSE) do Rio de Janeiro passam a integrar a Rede Universitária de Telemedicina (Rute).

De acordo com o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, esta iniciativa se configura necessária para a região amazônica por aproximar mais os profissionais da saúde, que se encontram no interior, dos centros de ensino e pesquisa. “É importante para os profissionais que estão a distancia, pois permite que não fiquem isolados e possam estar em contato com especialistas da saúde que tem maior domínio de conhecimento”, destacou.

A capacitação dos profissionais de saúde por meio dos núcleos de Telemedicina também ganha reforço. O Diretor de Ensino e Pesquisa da FHAJ, Fernando Façanha Fonseca apontou a facilidade para o acesso à informação. “Para nossa alegria, estamos fazendo a inauguração de mais um núcleo aqui, isso vai nos adiantar muito, pois as trocas de informação serão mais preparadas e desenvolvidas, e refletirá na questão de qualificação dos nossos médicos”, frisou.

O Amazonas já conta com núcleos de Telemedicina na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado (FMTHVD) e no Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUG) da universidade Federal do Amazonas.

A inauguração foi realizada na Fundação Hospital Adriano Jorge, e foi transmitida por vídeo conferência para os novos e antigos núcleos e demais convidados em tempo real. A partir de hoje, a Rute passa a ter 82 núcleos inaugurados e em plena operação.

A Rute

A Rede Universitária de Telemedicina é uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apoiada pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Ministério da Saúde (MS), Ministério da Educação (MEC), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) e pela Associação Brasileira de Hospitais Universitários (Abrahue) e coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).  A Rute visa apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina e incentivar o surgimento de futuros trabalhos interinstitucionais. Sua implantação traz impactos científicos, tecnológicos, econômicos e sociais para os serviços médicos já existentes.

Manoela Moura – Rádio com Ciência

Agência FAPEAM