Amazonas inova na produção de chocolate com apoio da FAPEAM


19/02/2013 – Em Manaus, a produção de chocolates com frutas da região, principalmente de cupuaçu, está em expansão no mercado. A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) apoiam a iniciativa por meio do Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe Subvenção). A empresa Oiram, que já atende a demanda local desde 1998, é um das beneficiadas pelo Programa.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Um dos doces produzidos pela empresa é a bala de cupuaçu em formato cilíndrico – que traz na composição leite condensado e achocolatado com recheio de doce de cupuaçu. De acordo com o empresário Mário Oiram Fogaça, o segredo da aceitação das balas está no recheio exótico, capaz de encantar o paladar do consumidor. "A sofisticação das embalagens também agregou valor ao produto, que hoje é um dos presentes preferidos de quem passa por aqui, além de compor brindes de empresas", ressaltou.

A Oiram também produz bombons no formato sonho de valsa que leva em sua composição chocolate meio amargo e é recheado com geleia de cupuaçu ou outras frutas (araçá boi, açaí, jenipapo, bacuri, maracujá).

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/Banner.jpg

 Empreendedorismo

As atividades da Oiram começaram na residência de seus idealizadores no conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul de Manaus. Atualmente, a empresa está sediada no Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas (Dimpe) em estrutura com 600m2 de área construída. No local, são produzidos bombons, embalagens artesanais, geleias, licores, molho de pimenta e o vinho de cupuaçu, último lançamento da empresa.

A empresa recebeu apoio do Governo do Estado via FAPEAM, o que contribuiu para as pesquisas de novos produtos e aperfeiçoamento dos já existentes. "Sem o apoio da Fundação muitos de nossos projetos ainda estariam engavetados por falta de recursos. Estes programas representam um avanço e oportunidade de crescimento da indústria local, com geração de emprego e renda tanto na região urbana, como na rural”, afirmou Mário Fogaça.

Além de recursos financeiros para a produção do chocolate de frutas regionais, a Oiram também recebeu incentivos para a pesquisa do vinho de cupuaçu. A primeira safra está em produção. A Oiram está desenvolvendo, também com apoio da FAPEAM, um lanche amazônico, com insumos regionais, que deverá atender à merenda escolar e canteiros de obras.

"É uma pesquisa com projeto piloto de 60 mil unidades a ser aplicado em escolas, sob coordenação da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) para avaliação de praticidade, aceitação, logística de transporte e armazenamento", concluiu o empresário.

Sobre o Pappe

O Programa Amazonas de Apoio à Pesquisa em Micro e Pequenas Empresas (Pappe) apoia, com recursos financeiros,  empresas interessadas no desenvolvimento de produtos e processos inovadores. É desenvolvido pela FAPEAM em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep-MCTI), Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia do Amazonas (Secti-AM), Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas (Seplan), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e o Sebrae-AM.

Edição: Eliena Monteiro

Redação: Karina Palmeira

Agência FAPEAM

Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *