Amazonas ocupa primeira posição em sustentabilidade


29/12/2011 O Amazonas é um dos Estados brasileiros com maior potencial para atrair investimentos, por conta da sua política ambiental consolidada. Em uma pesquisa divulgada na revista Veja, lançada na quarta-feira, dia 28 de dezembro, o Estado aparece em primeiro lugar na categoria Sustentabilidade, como o mais estratégico na área ambiental, nos incentivos fiscais à sustentabilidade, na fiscalização e na qualidade de gestão. A pesquisa divulgou, com exclusividade, o primeiro Ranking de Gestão dos Estados Brasileiros, na edição Retrospectiva 2011.

Para a titular da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Nádia Ferreira, o resultado do Amazonas é fruto das políticas públicas elaboradas e executadas pelo Governo do Amazonas, direcionadas à área ambiental, que servem de modelo para o Brasil e para o mundo. “Atribuímos essa conquista ao modelo de desenvolvimento que tem por base o Polo Industrial de Manaus (PIM), associado às políticas públicas do Governo do Amazonas, elaboradas a partir de uma gestão participativa e transversal, que respeita a cultura do povo e aproveita as potencialidades para promover uma economia sustentável”, afirma Nádia.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

Na categoria Sustentabilidade o Amazonas alcançou a nota 81,3 enquanto a média nacional é de 59,4. Esta categoria, de acordo com a reportagem, levou os pesquisadores a analisarem sobre a maneira de como os Estados lidam com a questão ambiental. “A preservação é, atualmente, um ponto central para a atração de investidores”, diz um trecho da matéria publicada, que completa a análise ressaltando que a “fiscalização diligente, a legislação rigorosa e o incentivo a estudos na área dão lugar de destaque ao Amazonas”.

O resultado foi definido a partir de uma pesquisa elaborada pela Unidade de Inteligência do grupo inglês Economist e patrocinado pelo Centro de Liderança Pública. A avaliação revela quais são os Estados brasileiros mais preparados para receber o fluxo recorde de investimento estrangeiro que chega ao País, graças à estabilidade econômica interna, à proximidade da Copa do Mundo de 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016.

O indicador elaborado pela Unidade de Inteligência da Economist analisa 25 indicadores dentro de oito categorias para formar o ranking dos melhores locais para investir. As categorias são: Ambiente Político, Ambiente Econômico, Regime Tributário e Regulatório, Políticas para Investimentos Estrangeiros, Recursos Humanos, Infraestrutura, Inovação e Sustentabilidade.

De acordo com a revista Veja, para atribuir as notas foram reunidos dados de relatórios jurídicos, publicações acadêmicas e governamentais, sites de autoridades e de organizações que acompanham os governos e escolas de administração, além de entrevistas realizadas com especialistas e consultas a meios de comunicação.

O objetivo do estudo é auxiliar os administradores públicos, para que eles promovam as reformas necessárias para assim, aumentar a capacidade dos Estados em atrair investimentos estrangeiro e nacional.

Na reportagem, o diretor-presidente do Centro de Liderança Pública, Luiz Felipe d’Ávila, explica que a meta principal do ranking é fortalecer as instituições e evitar o personalismo. “Por isso, não foi analisado o desempenho dos governantes, mas das políticas públicas implementadas. Instituições vigorosas estão na base do sucesso de uma nação”, ressalta.

No quadro geral, o Amazonas ficou classificado na décima posição entre todos os Estados brasileiros, sendo destaque ainda na categoria Ambiente Político, em que alcançou a média nacional 49,7, demonstrando estabilidade política; e, na categoria Políticas para Investimentos Estrangeiros, em que alcançou a média nacional de 60,2. 

Fonte: Ascom SDS, por Nívia Rodrigues

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *