Amazonas passa a contar com primeiro curso de doutorado em Imunologia


12/03/2014 – A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Adriana Malheiro, informou que a partir do dia 25 de março iniciam as inscrições para o primeiro curso de Doutorado em Imunologia Básica e Aplicada da Ufam, realizado em fluxo contínuo.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

A proposta do curso de Doutorado, o primeiro do Programa de Pós-Graduação em Imunologia, foi aprovada no dia 18 de dezembro de 2013, durante a segunda reunião extraordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior. O aval foi dado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O encontro aconteceu no período de 11 a 13 de dezembro de 2013, em Brasília.

Adriana Malheiro,coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas. Foto: Érico Xavier

Adriana Malheiro, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Imunologia Básica e Aplicada da Universidade Federal do Amazonas. Foto: Érico Xavier

“Foi uma grande conquista para a Universidade. Temos o curso de Mestrado, mas os alunos o concluíam e tinham de parar a carreira acadêmica ou migrar para outra área porque ainda não tínhamos o Doutorado. Com a oferta do curso de Doutorado em fluxo contínuo, os estudantes poderão, efetivamente, seguir a carreira acadêmica”, disse Malheiro.

É o caso da mestre em Imunologia Básica e Aplicada da Ufam, Andrea Tarragô. Ela concluiu o mestrado em 2013, com aporte financeiro da Capes e, atualmente, faz parte de um projeto de pesquisa com auxílio financeiro do Governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio a Núcleos Emergentes (Pronem).

“O Doutorado só vai agregar valor no sentido de ampliar a formação de recursos humanos na área de Imunologia, principalmente no Amazonas. Há um baixo número de especialistas formados nesta área. Nessa perspectiva é que me encaixo. Quero me tornar uma especialista em Imunologia e estou reunindo os documentos para me inscrever na seleção para o curso (Doutorado)”, disse Tarragô.

Atualmente, Adriana Malheiro também recebe aporte financeiro da FAPEAM por meio dos Programas de Apoio à Pós-Graduação Stricto Sensu (Posgrad), de Apoio à Publicação de Artigos Científicos (Papac) e de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (Parev).

Saiba mais sobre os Programas da FAPEAM

Ela informou que buscará apoio da Fap para, entre outros, solicitar uma quota de bolsas de Doutorado por meio do Posgrad e para a colaboração de três pesquisadores seniores. “Temos uma quota de bolsas por meio do Posgrad para o curso de Mestrado. Como o resultado do Doutorado saiu no mês de dezembro, acabamos não conseguindo solicitar uma quota para o mesmo. Todavia, entraremos em contato com a FAPEAM para solicitar o apoio também para o Doutorado”, afirmou Malheiro.

Inscrições

Segundo Adriana Malheiro, o edital do processo de seleção de candidatos para ingresso no curso está disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam. As inscrições podem ser feitas em todos os dias úteis de 25 de março a 28 de novembro deste ano.

Camila Carvalho – Agência FAPEAM