Amazonas será destaque em eventos científicos e tecnológicos realizados no País e no exterior
26/09/2013 – A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) possibilita a participação de pesquisadores em eventos científicos e tecnológicos previstos para serem realizados no mês de outubro, tanto nacional quanto internacionalmente.
A oportunidade vem por meio do Programa de Apoio à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos (Pape). O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado, via FAPEAM, e vai financiar a ida de 26 pesquisadores a diversos eventos pelo Brasil, durante o mês de outubro, e mais 4 pesquisadores que irão representar o Amazonas em eventos no exterior.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Entre os contemplados, está José Aparecido Lima Dourado, professor do Centro de Estudos Superiores da Universidade do Estado do Amazonas (UEA/Campus Tabatinga) e doutorando em Geografia na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Campus de Presidente Prudente/SP).
Dourado vai participar do 5º Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (Enanpege). O evento vai ser realizado no período de 07 a 10 de outubro em Campinas (SP).
No encontro, Dourado vai apresentar o projeto intitulado ‘Expansão do agrohidronegócio e disputas territoriais no Semiárido baiano’. Segundo o pesquisador, o estudo é parte da tese de doutorado que tem como proposta analisar como vem ocorrendo o processo de expansão do agrohidronegócio no Semiárido baiano, fazendo uma correlação com as disputas territoriais pelo acesso à terra e água na região do Submédio São Francisco.
“Ao final da pesquisa, espero poder confirmar a tese de que as políticas territoriais desenvolvidas pelo Estado na região do Semiárido baiano, mais especificamente no Submédio São Francisco, constitui um fator de acirramento dos conflitos pela terra e pela água”, disse.
Para Dourado, as expectativas para o eventos são muitas, uma vez que ele terá a oportunidade de debater com outros pesquisadores sobre os temas relacionados à Geografia. Nesse contexto, o pesquisador enfatiza a importância do apoio da FAPEAM. “Por meio do apoio da FAP, temos a oportunidade de darmos visibilidade às produções realizadas junto às instituições de ensino e pesquisa do Estado do Amazonas”, finalizou.
A lista com o nome dos contemplados encontra-se na página eletrônica da FAP.
Sobre o Pape
O Programa visa apoiar a participação de pesquisador/professor/estudante qualificado em eventos científicos e tecnológicos relevantes no País e no exterior, para apresentação de trabalho científico e/ou tecnológico de sua autoria, não publicado, resultante de pesquisa desenvolvida no Estado do Amazonas.
Rosa Doval – Agência FAPEAM