Amazonas tem Banco de Leite 24 horas
O novo banco de leite do amazonas, inaugurado no dia 27 de outubro do ano passado, irá complementar os serviços da oferecidos na Policlínica Codajás e funciona 24 horas por dia. Segundo a secretaria Estadual de Saúde Leny Passos, os equipamentos e a equipe de técnicos que irão atuar na coleta, tratamento e distribuição do leite coletado no banco já foram avaliados e aprovados pelo Ministério da Saúde.
O Banco de leite inaugurado tem a capacidade para coleta de até 50 litros leite humano por dia, análise laboratorial, pasteurização, armazenagem e distribuição para as unidades da rede estadual de maternidades e hospitais, afirma.Em 2003, esse banco de leite processava, em média, 10 litros de leite e processados 958 mil mililitros com atendimento médio de 90 bebês por mês.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a Rede Brasileira de Leite Humano como a que mais contribui para a redução da mortalidade infantil e para a promoção do aleitamento materno. Por esse motivo e também pela redução da mortalidade infantil nos últimos anos, o Ministério da Saúde tem incentivado a criação de Bancos de Leite em todo o país, a partir da Política Nacional de Aleitamento Materno.
No final nos anos de 1970, em alguns lugares do Brasil, morriam cerca de 160 crianças para cada mil nascidas. Na época existiam cerca de 10 bancos de leite em todo o país. A partir da década de 80, quando se estabeleceu uma política de aleitamento materno eles se multiplicaram. Segundo a coordenadora da Política nacional de aleitamento, Sônia Salviano, entre 1989 e 1999, houve um crescimento de 38% no aleitamento.
.