Amazonas terá software educativo para ensino de Matemática
Para muitos estudantes a Matemática é considerada a vilã no ambiente escolar. Na tentativa de mudar este cenário, o mestrando em Informática na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Oziel Coelho Antunes, pretende criar um software educativo para dispositivos móveis voltado ao ensino de Matemática nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
Com estudo, que conta com aporte financeiro do governo do Estado, via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH Interiorização/ Fluxo Contínuo), o mestrando pretende provar que os jogos podem ser aliados no ensino da disciplina. A pesquisa iniciou em 2014 e a previsão é que finalize em 2016.
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“Tendo em vista as dificuldades de aprendizagem na disciplina de Matemática, o projeto poderá auxiliar o professor nas mais variadas atividades didático-pedagógicas dando condições de uma melhor organização de atividades e, por conseguinte melhores condições de ensino, trazendo benefícios na aprendizagem do educando”, disse o Antunes.
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) estabelecem que “os jogos podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes, enfrentar desafios, lançar-se a busca de soluções, desenvolvimento da crítica, da intuição, da criação de estratégias e da possibilidade de alterá-las quando o resultado não é satisfatório, necessárias para a aprendizagem de Matemática”.
De acordo com Antunes, com o uso do software educativo, o professor será beneficiado com a redução do tempo gasto na organização de atividades, no planejamento de ensino e na correção das avaliações.
“O processo de interação e comunicação, com uso do software nos dispositivos móveis, seja por meio chat ou mensagem de texto, permitirá ao professor acompanhar o progresso da aprendizagem do aluno e este será favorecido no ato de tirar dúvidas”, explicou o pesquisador na proposta encaminhada à FAPEAM.
Segundo o pesquisador, o software será benéfico para o aluno uma vez que ele terá a oportunidade de descobrir novas maneiras de aprender e assimilar o conteúdo transmitido em sala de aula.
App similar
Em outubro de 2014, a MicroBlink lançou o aplicativo ‘PhotoMath’, que utiliza a câmera do smartphone para analisar questões matemáticas e resolvê-las em tempo real.
De acordo com a desenvolvedora, o app foi criado para ajudar nos estudos em casa. Por meio do ‘PhotoMath’ também é possível acompanhar o passo a passo do cálculo.
Camila Carvalho – Agência FAPEAM