Aplicação de segunda tela desenvolvida na UFPA é apresentada em evento na Bélgica


TVX_UFPADe hoje (03) até 5 de junho, pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA) participam da Conferência Internacional em Experiências Interativas para Televisão e Vídeos Online, o TVX 2015 , na Bélgica, com a apresentação de paper científico intitulado “Aplicação de Segunda Tela – Dengue: Prevenção através da Informação”, na versão inglesa “Second Screen Application – Dengue Fever: Prevention through Information”.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O trabalho foi aprovado para a sessão de Demonstrações do TVX 2015 e é o único representante da América Latina selecionado para participar do evento.

O estudo consiste na apresentação e demonstração do funcionamento da aplicação-teste para segunda tela que foi desenvolvida por pesquisadores do Laboratório de Desenvolvimento de Sistemas (LADES) da Faculdade de Computação  do campus universitário de Castanhal e do Laboratório de Pesquisa e Experimentação em Multimídia da Assessoria de Educação a Distância (AEDi-UFPA).

O “Dengue Fever: Prevention through Information” (Dengue: prevenção através da informação) permite a sincronização de conteúdos entre a TV e a segunda tela, além de conter informações sobre a Dengue, uma das principais epidemias que atingem a população brasileira.

Para o Prof. Marcos César da Rocha Seruffo, coordenador do LADES, “esta publicação materializa o envolvimento que vem sendo estabelecido entre pesquisadores e alunos da Faculdade de Computação de Castanhal com outros núcleos de excelência dentro da UFPA e de outras instituições internacionais”.

O trabalho que apresentado no TVX 2015 é também fruto da participação dos pesquisadores no projeto de cooperação internacional GLOBAL ITV aprovado na 2ª Chamada Brasil-EU do CNPq em parceria com o Seventh Framework Programme (FP7). A oportunidade estimulou a equipe da UFPA a buscar atualização e aprimoramento no que diz respeito às novas tecnologias de informação e comunicação, estreitar diálogos com possíveis parceiros internacionais, além de proporcionar maior visualização do que vem sendo desenvolvido na Amazônia, em termos de estudos e propostas sobre TV digital e interativa.

Fonte: UFPA

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *