Com apoio da Fapeam, pesquisador desenvolve aplicativo para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem
A plataforma utilizada no aplicativo será a Android e o programa está sendo desenvolvido para dispositivos com sistema web que tenham acesso à internet
A partir de 2017, o Amazonas terá um aplicativo de aprendizagem onde professores poderão acompanhar via smartphones a aprendizagem dos alunos da rede pública estadual de Ensino para traçar estratégias de intervenção pedagógica melhorando, assim, a aprendizagem e a interação entre profissionais de Educação e estudantes. O aplicativo denominado de “Rotas da Aprendizagem” está sendo desenvolvido com apoio do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) pelo pesquisador Francisco Sousa Neto.
Segundo ele, o aplicativo usará uma base de dados do Sistema Estadual de Avaliação do Amazonas, com base nas sugestões dos coordenadores pedagógicos que acompanham de perto o dia a dia dos professores e dos alunos. Desta maneira, o aplicativo irá propor conteúdos que são críticos aos alunos, podendo, assim, auxiliá-los no estudo desses conteúdos.
O pesquisador informou que o aplicativo “Rota de Aprendizagem” será capaz de mostrar ao professor e ao próprio estudante o desempenho pessoal do aluno e compará-lo com o restante da turma, apontando conteúdos a serem reforçados pelo professor e pelo aluno durante determinado período letivo. “Além de o mediador possuir esta ferramenta que irá assessorar nas suas aulas teóricas e práticas, o aluno, através dessas intervenções, poderá ser assistido com este aplicativo que permitirá, entre outros, detectar como está o nível de aprendizagem”, disse o professor.
O projeto de pesquisa está sendo desenvolvido com recursos do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-graduados para o Interior do Estado do Amazonas (RH Interiorização) da Fapeam.
Ele informou que por meio do sistema ainda será possível realizar vários testes com turmas de cursos à distância para capturar dados que serão utilizados no aplicativo, depois disto, serão identificados quais impactos esses dados poderão gerar para o professor, auxiliando no direcionamento dos alunos.
Além disto, o “Rota de Aprendizagem” permitirá que os professores e alunos elaborem questões e avaliem o ensino-aprendizagem. “Nesse contexto, o aplicativo permite ao professor analisar as propostas dos discentes e ter uma visão ampla do curso, incentivando por meio de estratégias didáticas o desenvolvimento da comunicação dos alunos e interação dos grupos”, disse Francisco Sousa.
Sobre o RH Interiorização
O Programa é uma iniciativa do Governo do Estado por meio da Fapeam, que visa conceder bolsas de mestrado e doutorado a profissionais residentes no interior do Amazonas, para a formação de recursos humanos.
Ada Lima / Agência Fapeam