Apresentações culturais marcam abertura do 13° Congresso Internacional da Rede Unida
Evento conta com apoio da Fapeam por meio do Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas
Com o tema “Faz escuro, mas cantamos: redes em re-existência nos encontros das águas” foi realizada, na noite desta quarta-feira (30), a solenidade de abertura do 13° Congresso Internacional da Rede Unida, em Manaus. As apresentações artísticas e culturais marcaram a cerimônia que reuniu pesquisadores, representantes das áreas da saúde, cultura, instituições de ensino e pesquisa,além de alunos.
Realizado pela primeira vez na Região na Norte, o evento ocorre de 30 de maio a 2 de junho, na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), com o objetivo de propor o debate em torno da saúde, da educação, da arte e cultura, da participação cidadã, da gestão e do trabalho em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
O 13° Congresso Internacional da Rede Unida conta com recursos financeiros do Governo do Amazonas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) via o Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos no Estado do Amazonas (PAREV). A proposta para realização do evento foi contemplada na primeira chamada do edital N°005/2017.
O programa contou com investimento da ordem de R$1,2 milhão para apoiar, em duas chamadas públicas, a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Amazonas.
Segundo o diretor técnico-científico da Fapeam, Dércio Reis, os congressos internacionais oportunizam que pesquisadores de diversas áreas conheçam a região amazônica e possibilitam a troca de conhecimento e experiências no âmbito regional, nacional, internacional .
“Faz parte da estratégia do Estado realizar ações que proporcionem aos estudantes, pesquisadores e à comunidade amazonense a integração com pesquisadores de outros Estados e países para disseminar ainda mais o conhecimento no Amazonas”, destacou.
Congresso Internacional
Esta edição no Amazonas fechou com mais de três mil submissões de trabalhos nacionais e internacionais. A Região Norte foi a que mais teve trabalhos submetidos, totalizando 1,6 mil submissões com destaque aos Estados do Amazonas e Pará, com 913 e 641 trabalhos inscritos, respectivamente.

13° Congresso Internacional da Rede Unida ocorre de 30 de maio a 2 de junho na Universidade Federal do Amazonas
PAREV
O PAREV apoia a realização de eventos locais, regionais, nacionais e internacionais sediados no Estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação como: congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, com objetivo de divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.