Aquisição de 1,5 mil pluviômetros reforçará previsão metereológica
26/12/2012 – O Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI) vai receber 1.500 pluviômetros automáticos – instrumentos para medição da chuva em áreas de risco. Representantes das duas empresas vencedoras da licitação para a compra e a instalação dos aparelhos assinaram contrato em dezembro, em Brasília, com o secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Carlos Nobre.
Atualmente, o Cemaden recebe informações de pluviômetros de centros parceiros. Segundo Nobre, ao menos 7.500 unidades devem ser adquiridas nos próximos anos. “Essa rede é um grande passo para o Brasil melhorar significativamente a sua capacidade de monitorar a chuva e elaborar alertas que vão salvar muitas vidas.”
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O secretário Nobre ressaltou a importância do projeto. “O Cemaden representa uma grande inovação, um serviço que o Brasil não tinha, um sistema de informações essencial ao trabalho de prevenção de mortes, feridos e prejuízos econômicos decorrentes de desastres naturais”, disse. “Até um ano e meio atrás, o país tinha exemplos localizados, sem atingir escala nacional.”
De acordo com Nobre, as redes de pluviômetros desenvolvidas ao longo de décadas no Brasil foram planejadas para outras finalidades, como agricultura e hidrologia. “Não se pensou em municiar o sistema de alertas de desastres”, explicou. “Os instrumentos estão em lugares de atividades agrícolas ou à beira de rios, dificilmente nas regiões onde as catástrofes acontecem.”
Ouça a reportagem da RádioWeb C&T, clique aqui.
Fonte: Ascom/MCTI