Arte com tecidos é desenvolvida em escola municipal de Manaus
01/12/2010 – O ambiente escolar constitui o primeiro espaço formal para o desenvolvimento e a formação do cidadão. Ao associar educação e arte artesanal, o projeto "Retalhos do passado constrói o futuro", da Escola Municipal Professora Ignês de Vasconcelos Dias, cumpre este importante papel socioeducacional.
O projeto, coordenado pela professora Leda Aparecida Pozzetti, consiste em reaproveitar pedaços de tecidos – retalhos – para compor as colchas no formato de mosaico. ‘Por meio do contato, da manipulação, dos estudos de artes visuais, percebemos que a reciclagem seria usada em várias peças. É como fazer do ‘velho’ algo novo, bonito e aproveitável”, explicou Pozzeti.
O trabalho contou com a participação das alunas, da escola e da comunidade. Com base em pesquisas técnicas sobre artesanato, a costura de retalhos (patchwork) e o conhecimento popular, foi possível desenvolver a pesquisa. Segundo a professora, esta foi a maneira encontrada para despertar o interesse escolar, desenvolver talentos e envolver as famílias no ambiente escolar.
"Com este projeto consegui desenvolver o gosto pela pesquisa, tanto técnica quanto dos saberes da comunidade. A transformação da escola num lugar prazeroso, como fonte de conhecimento e de estimulo às novas ideias é importantíssima. É uma forma de afastar as meninas da rua, gerando o prazer de produzir algo bonito, criativo e que pode lhes trazer um retorno financeiro digno, auxiliando na renda familiar", explicou.
Resultados da Educação pela Arte
De acordo com Pozzetti, os resultados da educação por meio da arte surtiram efeitos visíveis como a oportunidade de criar e a percepção das capacidades, elevando a autoestima das alunas. O convívio social e o respeito entre elas, o aumento do índice de aprendizado, da frequência escolar e a valorização do convívio com os mais velhos também foram fatores advindos com o projeto.
"O projeto contribui para um fazer artístico, onde cada instante é como um retalho juntado ao cotidiano escolar. Através de pesquisa e aprendizado sobre cores e composição, as alunas descobriram que a pobreza de um tecido pode ser socorrida com a arte dos bordados", afirmou.
2ª Mostra do Programa Ciência na Escola (PCE)
O trabalho, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), faz parte da programação da 2ª Mostra do PCE, que começa hoje, 1º de dezembro, com a abertura oficial às 19h no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed). O projeto será apresentado no dia 3, das 14h às 17h30, no auditório da escola municipal onde foi realizado, com a exposição e comercialização dos materiais confeccionados pelas alunas.
Para a professora, o PCE incentiva as pesquisas científicas e estimula o desejo de aprender, além de promover a responsabilidade social e valorizar a atuação da escola na sociedade.
Sobre o PCE
Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.
Foto1: Alunas envolvidas no projeto (Foto:Divulgação)
Redação: Margarete Rocha
Edição: Fábio Guimarães – Agência FAPEAM