Artigo recebe menção honrosa no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2016


foto editada

Texto foi desenvolvido no âmbito do Paic da Fapeam por pesquisadores do Ifam

Artigo desenvolvido no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) recebeu menção honrosa no Congresso Brasileiro de Informática na Educação 2016, realizado em outubro, em Minas Gerais (MG). O estudo foi desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Campus Manaus Distrito Industrial (CDMC).

Intitulado “Uma Experiência do Uso do Hardware Livre Arduino no Ensino de Programação de Computadores”, o artigo foi escrito pelo estudante do 6º período do curso Superior de Tecnologia em Mecatrônica Industrial, David Albuquerque, sob a orientação do professor e mestre Vitor Bremgartner, e conta ainda com colaboração dos professores e mestres Hillermann Lima e Nilmara Salgado.

Segundo o orientador do estudo, a menção honrosa é um incentivo para promoção de pesquisas científicas nos cursos de graduação. Ele conta que a premiação também estimula o ensino da computação. “Esse prêmio serve de estímulo para que alcancemos cada vez mais a excelência em nossas pesquisas, a fim de obtermos trabalhos de qualidade. Além disso, nos estimula a promover o ensino de computação nas diversas áreas do conhecimento de forma facilitada”, disse Bremgartner.

O objetivo do trabalho era de introduzir práticas com o hardware livre Arduino no ensino de linguagem de programação, pois, segundo o professor Bremgartner, por meio do hardware diversas situações de auxílio no aprendizado dos comandos de linguagem seriam criadas.

Conforme o professor, nos cursos de linguagens de programação é notório a dificuldade de alunos em aprender o assunto. A disciplina exige muita prática e requer que o aluno pense de maneira computacional nas diversas soluções de problemas usando programação. O estudo possibilitou que os alunos tivessem mais interação com o tema e tornou os exercícios mais interessantes.

“O método proposto na aula prática de linguagem de programação utilizando o Arduino constituiu num importante fator de estímulo de ‘Pensamento Computacional’ dos alunos, uma vez que foi utilizado um cenário de exemplo da vida real para o aprendizado de conceitos de programação, por exemplo, estruturas condicionais”, explicou o orientador.

Francisco Santos – Agência Fapeam

Foto – Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *