Atividades da FAPEAM ganham evidência no Musa


Ao longo de sete anos de existência, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) investiu R$ 206,70 milhões em pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação no Estado. Esse foi um dos destaques da palestra "Fapeam: uma trajetória de amparo ao desenvolvimento científico e social do Amazonas”, realizada no Museu da Amazônia (Musa), na última quinta-feira, 10/06.

Com quadros demonstrativos e comparativos em percentuais, o diretor-presidente da FAP, Odenildo Sena, apresentou, com otimismo, os resultados alcançados pela instituição nas áreas científica, tecnológica e social, mostrando um salto na mão de obra qualificada no Amazonas. Desde sua implantação, a instituição já financiou a formação de 119 doutores e de 700 mestres no Estado.

O diretor-presidente mencionou, ainda, a ação pioneira e inovadora do Programa de Apoio à Divulgação Científica (Comunicação Científica), cujo objetivo é apoiar, com bolsas, profissionais com ou sem vínculo empregatício, formados em jornalismo, radialismo ou design, interessados em desenvolver pesquisas e produtos voltados para a difusão da ciência no Estado do Amazonas.

Sena informou, também, que a FAPEAM contribuirá na qualificação da mão de obra jornalística do Estado, oferecendo, no segundo semestre, o curso lato sensu de Especialização em Jornalismo Científico, ressaltando a disponibilidade de vagas para jornalistas nas empresas de comunicação de Manaus.

O diretor-presidente do Musa, Enio Candotti, disse que esta palestra representou um dia de festa para o museu, pois, além das informações, Sena trouxe incentivo ao público presente, constituído em grande parte por jovens pesquisadores que ficaram interessados pelos programas institucionais.

 

Fonte: Sebastião Alves, Agência Fapeam

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *