Atividades do Pró-PCE são finalizadas e Fapeam garante continuidade do Programa Ciência na Escola no Amazonas
A partir de maio deste ano, as ações até então realizadas pelo Pró-PCE passarão a ser executadas, sem custos adicionais para o Estado, pela equipe técnica da Fapeam, assim como é feito com os demais programas de apoio à pesquisa fomentados pela Fundação
Considerando a nova realidade econômica do Estado por conta da crise que assola o país e para assegurar a continuidade do Programa Ciência na Escola (PCE), dirigentes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) se reuniram, na tarde desta terça-feira (12/04), com os membros do Comitê Gestor do PCE e a coordenadora do Programa Estratégico de Acompanhamento, Expansão e Interiorização do PCE (Pró-PCE) para comunicar o encerramento das atividades no âmbito do Pró-PCE.
O Pró-PCE vem atuando no acompanhamento das ações do PCE e auxiliava a Fapeam no processo de avaliação das atividades e de expansão do Programa. A partir de maio deste ano, as ações passarão a ser executadas, sem custos adicionais para o Estado, pela equipe de colaboradores da Fapeam, assim como é feito com os demais programas de apoio à pesquisa fomentados pela Fundação.
A decisão foi comunicada em reunião que contou com a presença do Comitê Gestor do PCE, composto por representantes das secretarias Municipal (Semed) e Estadual de Educação (Seduc), do Conselho Estadual de Educação e da Secretaria de Estado de Planejamento, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Seplan-CTI), além das participações da diretora técnico-científica da Fundação, Andrea Waichman, e do diretor administrativo-financeiro, em exercício, Dércio Luiz Reis, na tarde desta terça-feira (12/04), na sede da Fapeam.
“Estamos passando por um processo de reengenharia interno para, diante da crise econômica, conseguirmos honrar com os compromisso de pagar as bolsas de estudos. O Programa Ciência na Escola continua sendo executado pela Fapeam e, ainda nesta semana, encerrou o processo de submissão de propostas ao novo edital. As ações desenvolvidas no âmbito do Pró-PCE serão executadas, diretamente, pela Fapeam, em parceria com a Semed e a Seduc”, disse Waichman.
De acordo com o diretor administrativo-financeiro, em exercício, da Fapeam, Dércio Luiz Reis, a medida foi adotada após estudos de impacto orçamentário e financeiro de médio e longo prazo para manutenção dos programas e projetos fomentados pela Fundação.
“Diante da situação financeira do país e para evitar cortes que atinjam as bolsas de estudos para os estudantes, estamos reformulando os programas, o que, aliado a outras medidas, garantirá a manutenção das bolsas e até mesmo do Programa Ciência na Escola em todo o Amazonas”, disse Reis.
A representante da Seduc, professora Simara Brasil Couto Abrantes, reiterou a parceria firmada entre a Fapeam e a Seduc e garantiu que, com a finalização das atividades no âmbito do Pró-PCE, a SEDUC se ombreará com a FAPEAM ainda mais para garantir o acompanhamento dos projetos de pesquisa no âmbito do programa.
A representante da Semed, professora Betânia da Costa Corrêa, informou que a Fundação pode continuar contando com a parceria firmada com a Secretaria Municipal para acompanhamento do Programa Ciência na Escola nas instituições da rede pública municipal de Ensino.
Alfabetização científica

Ainda está aberto o prazo de submissão para propostas de projetos de pesquisa à Chamada Pública 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS).
A reestruturação não implicará em cancelamento de bolsas e/ou encerramento de ações no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE). Neste ano, a Fundação recebeu 672 propostas de projetos de pesquisa no âmbito do Programa.
De acordo com o cronograma do Edital 001/16, a divulgação do resultado das propostas aprovadas será feita a partir de maio do corrente ano com início dos projetos de pesquisa previsto para o mês de junho.
Ainda está aberto o prazo de submissão para propostas de projetos de pesquisa à Chamada Pública 001/2016 do PCE em parceria com a Fundação Amazonas Sustentável (FAS). A chamada é voltada aos professores de escolas públicas estaduais e municipais localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) no Amazonas. Leia mais na matéria “Fapeam lança chamada pública do Programa Ciência na Escola para Reservas de Desenvolvimento Sustentável“.
A chamada direciona-se aos professores que atuam nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Mamirauá, Rio Negro, Uatumã, Poranga da Conquista e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Negro, bem como aos professores da comunidade Abelha, localizada na RDS do Juma, no município de Novo Aripuanã.
O PCE/FAS é voltado para professores e estudantes do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental, da 1ª à 3ª série do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas referidas RDS.
Agência Fapeam