Aula Inaugural marca início das atividades do Paic na FVS-AM
Em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM) realizou na manhã desta quinta-feira (20) a aula inaugural do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). O evento ocorreu no auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Amazonas.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
O programa, que tem como objetivo despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação será desenvolvido pela primeira vez em parceria com a FVS-AM. Na ocasião o diretor-presidente da instituição, Bernardino Albuquerque destacou a parceria e o trabalho realizado pela FAPEAM na formação de recursos humanos e os incentivos aos estudantes de graduação, além de contar sobre a importância da iniciação científica para sua formação profissional. “Eu tive a oportunidade de ir a campo, pesquisar. É algo extremamente gratificante você vivenciar o problema, buscar soluções, não apenas para você, mas também para o todo contexto da área da saúde”, relatou.
A diretora técnico-científica da FAPEAM, Andrea Waichman falou sobre o panorama da pesquisa de iniciação científica no Estado. Atualmente no Amazonas são beneficiados mais de 1,6 mil bolsistas em 14 instituições. “O estado é único a ter o programa de iniciação científica em todas as fundações de saúde, financiado exclusivamente pela FAPEAM. As 14 instituições representam um quantitativo de R$ 8,8 milhões por ano. O total de bolsas concedidas pela FAPEAM representa 6% do total de bolsas concedidas nacionalmente pelo CNPq”, destacou Waichman.
Para a diretora técnico-científica da FAPEAM, o Paic, além ser importante para a geração de novos cientistas no Amazonas, também contribui para o aprimoramento das qualidades do profissional em nível superior. “O programa permite a participação do aluno de graduação em projetos de pesquisa, transformando em um profissional capaz de resolver sozinho problemas complexos”, revelou.
Durante o evento o professor doutor sênior, José Braga, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) também apresentou o atlas da situação de saúde no Amazonas e mostrou o cenário das doenças predominantes na região.
Confira mais detalhes da aula inaugural na videorreportagem
Rebeca Moraes – Agência FAPEAM
Esterffany Martins/Francisco Santos– TV FAPEAM
FOTOS: Érico Xavier