Autoridades destacam relevância do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico

Secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida. (Foto: Érico Xavier)
09/05/2014 – Em reconhecimento a importância da divulgação científica no Amazonas, a relevância de se popularizar a ciência e o trabalho desenvolvido pelos jornalistas, secretários de estado, gestores de instituições de ensino e pesquisa e políticos marcaram presença durante a solenidade do Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico. Realizado nesta quinta-feira (08/05), no Dulcilas Centro de Convenções, bairro Ponta Negra, o evento também contou com a presença do secretário de Política de Informática do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Virgílio Almeida.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Pioneiro na premiação de profissionais e estudantes de Comunicação Social que se destacam na divulgação da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Amazonas, o Prêmio FAPEAM de Jornalismo Científico chega a sua 5ª edição.
Para Virgílio Almeida, a região Norte possui pesquisas importantes para todo o País. “Estamos contentes em ver o crescimento da ciência e da tecnologia do Amazonas. O prêmio é uma ação que aproxima a ciência da sociedade”, lembrou.
Segundo o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti/AM), Odenildo Sena, a ciência na região vem crescendo muito. “Hoje, somos o 4º estado do Brasil que mais investe em CT&I”. Ele acredita que este é um dos fatores que justifica a qualidade das matérias científicas apresentadas durante o prêmio. “O prêmio abre o mercado com o desafio de levar a ciência a todos”, pontuou.
Também esteve presente na solenidade o deputado estadual José Ricardo (PT-AM). Presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia do Amazonas, José Ricardo parabenizou a FAPEAM e todos os que concorreram ao prêmio pelo árduo trabalho de divulgar a ciência através de uma linguagem simples, cujo objetivo é beneficiar a população. “É um grande ganho para a sociedade e para o Estado, uma vez que recebe o apoio e recursos para ampliar as pesquisas científicas”, afirmou.
Adriana Pimentel – Agência FAPEAM
Edição Luís Mansuêto