Autoridades repercutem Mostra Pública do PCE
Durante os dois dias da Mostra Pública do PCE (10 e 11), organizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) algumas personalidades ilustres do meio científico prestigiaram o evento. Para destacar essa participação, a Agência Fapeam reuniu o que foi dito a respeito deste que pode ser considerado um marco na consolidação do Programa Ciência na Escola, que chega, em 2010, à sua 4ª edição.
Economista e presidente da Fundação Djalma Batista, professor José Seráfico – “Visitei a mostra e agora acredito na possibilidade de termos cientistas com vida prolongada no Amazonas. Vejo uma mudança de paradigma, pois me acostumei a afirmar, como professor de Metodologia de Técnica de Pesquisas, da Universidade Federal do Amazonas, que o Brasil não tem pesquisadores e cientistas jovens porque só se falava em pesquisa científica a partir do mestrado. Quando vejo estudantes em idade tão tenra fazendo trabalhos belíssimos, acredito na mudança do perfil do pesquisador brasileiro, velho e já no fim de carreira. Cumprimento à Fapeam por ver um marco um tanto expressivo na busca do conhecimento”.
Professor e pesquisador da Ufam em áreas como Amazônia, Mitologia, Literatura, Marcos Frederico Krünger – “Participei como consultor, Ad Hoc, na avaliação de alguns projetos e achei impressionante a iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas em levar o conhecimento científico para dentro das salas de aula de jovens do ensino fundamental e médio, todos estão de parabéns”.
Professora de Geografia da Universidade de São Paulo (USP), Rosa Ester Rossini – “Vim prestigiar a Mostra e fiquei muito entusiasmada com o que vi, eu me sinto honrada em ver como este Programa cresceu, o sucesso que ele alcançou e a continuidade que ele vem tendo a cada ano, é impressionante o grande número de professores e alunos que ele envolve, isso mostra que vale a pena investir nessa juventude”.
Secretário Municipal de Educação (Semed), Vicente Nogueira – “Quando a Fapeam se propôs a promover o PCE, logo abracei a proposta do ensino médio, mas duvidei do sucesso no ensino fundamental. Hoje, após assumir a Semed, fiquei entusiasmado com os resultados positivos das pesquisas nas escolas da Prefeitura e mais feliz ainda com a possibilidade de renovar a parceria para a 4ª edição em 2010”.
Secretária-adjunta da capital da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), Ana Falcão – “Hoje percebo um brilho a mais nos olhos dos alunos. Nós vivenciamos isso diariamente e presenciamos o quanto o Governo do Estado vem investindo na educação em todo o Amazonas. Esta Mostra é uma celebração exitosa que renova nossa esperança e nossa crença sobre o quanto a educação pode possibilitar mudanças na sociedade”.
(José Seráfico Foto: Divulgação / Ester Rossini Foto: Ricardo Oliveira)
Agência Fapeam