Avanços nos projetos do PCE têm destaque em Seminário de Avaliação em Itacoatiara


06/06/2012 A educação voltada para a aproximação dos jovens com o mundo científico foi evidenciada durante a cerimônia de abertura do Seminário de Avaliação Final dos projetos desenvolvidos por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), realizado na última segunda-feira, 04/06, no município de Itacoatiara (localizado a 176 quilômetros a leste de Manaus).

Na terça-feira, 05/06, os projetos implementados em escolas estaduais e municipais de Itacoatiara (Seduc e Semed) foram apresentados pelos estudantes vinculados ao PCE, por meio da exposições de painéis, demonstrando os resultados alcançados após meses de trabalho.

Durante a solenidade de abertura do evento, numa mesa-redonda composta por diversos representantes da educação local e do Estado o tom do discurso foi o crescimento e o destaque sobre os projetos do PCE realizados em Itacoatiara. src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/itacoatiara7.jpg

Estavam presentes a diretora-presidenta da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Maria Olívia Ribeiro Simão, o titular da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara (Semed), Robert Langlady Lira Rosas, o coordenador Regional de Educação da Seduc de Itacoatiara, Reinaldo de Souza Santos, o procurador do Município, Emanuel Altamur, a coordenadora do PGCT do PCE, Fátima Vieira e o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto.

Destaques

Diversos fatos positivos foram apresentados, como por exemplo, o destaque do número de projetos aprovados pelo PCE em Itacoatiara, que atualmente é o 3º maior município do Amazonas que mais aprova e desenvolve projetos, ficando atrás apenas de Manaus e Parintins.

Para Maria Olívia Simão esse resultado mostra a força da mobilização e do engajamento das escolas estaduais e municipais, o que é considerado essencial para um resultado positivo.

“O que vimos hoje aqui é a essência da missão do PCE, que é formar os alunos para que eles se desenvolvam, mas também mexer com os professores para que eles busquem qualificação e possam cada vez mais apresentar propostas bem elaboradas, se engajando de uma forma mais positiva e mais profissional”, destacou Maria Olívia Simão.

Segundo o secretário da Semed de Itacoatiara, Robert Langlady Lira Rosa, para que haja um resultado maior ainda os professores devem trabalhar de forma mais efetiva o conhecimento científico em sala de aula.

“É importante demonstrar aos alunos a importância das Ciências para as suas vidas e trabalhar a metodologia científica e, particularmente, a observação da realidade que circunda a escola. Percebemos que quando o professor leva o aluno por esses caminhos ele começa a questionar, interrogar e desenvolver a curiosidade. Dessa forma, ele tá fazendo ciência e isso motiva o aluno a gostar de pesquisas e ver a importância dela para a sua vida como cidadão”, avaliou o secretário.

Desenvolvimento na educação

Para o prefeito de Itacoatiara, Antônio Peixoto, os resultados positivos do PCE se dão principalmente pela busca de interesse e conhecimento junto à FAPEAM, e ainda a aplicação do desenvolvimento da educação em todas as escolas de Itacoatiara.

“Itacoatiara, como parte do Estado do Amazonas, não poderia ficar de fora desse  processo. Por isso determinei ao secretário municipal de educação que procurasse a FAPEAM e buscasse todo o entendimento para que o município também participasse do projeto. Fiquei muito contente quando vi a quantidade de projetos apresentados”, destacou.

Sobre o PCE

Esse programa consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob forma de cotas institucionais, professores e estudantes dos ensinos Fundamental e Médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas. O projeto conta com aporte financeiro do governo do Estado, por meio da FAPEAM, com apoio das secretarias Estadual (Seduc) e Municipais (Semed) de ensino.

Legenda da foto: Diretora-presidenta da FAPEAM, Maria Olívia Simão, ressalta importância do PCE para a sociedade

Redação: Nefa Costa

Edição: Ulysses Varela – Agência FAPEAM

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