Biomassa é apontada como solução energética para Amazônia
A falta de energia elétrica ainda é um fator de inibição ao desenvolvimento local na Amazônia. No contexto energético, a região se distingue do restante do país pela existência de diversos sistemas isolados, a maior parte deles de pequeno porte e com baixa confiabilidade.
As afirmações se baseiam nos dados coletados durante as pesquisas para a tese de doutorado do pesquisador Sandro Dimy Barbosa, intitulada “Proposta para o Planejamento de Sistemas Elétricos Isolados na Amazônia” e realizada com aporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (RH Doutorado).
O estudo, de caráter inédito, buscou elaborar uma ferramenta que auxilie os gestores na escolha de tecnologias e insumos adequados para a produção de soluções favoráveis que garantam a oferta de energia nos sistemas isolados existentes na região amazônica.
“Nossa proposta não se limita a propor um insumo, mas sim municiar a tomada de decisões para que o gestor escolha, dentre os insumos disponíveis, o mais adequado ao mercado que se está explorando”, explicou o pesquisador.
De acordo com Sandro Barbosa, as energias provenientes de fontes renováveis correspondem a 50% da matriz energética brasileira, o que seria viável para a Amazônia, uma vez que o uso de energia eólica ou solar não é compatível com a realidade regional devido ao custo elevado.
“Hoje nosso sistema funciona fortemente com termelétricas como complemento às hidrelétricas. Na Amazônia, uma alternativa complementar é a biomassa”, disse.
Para o pesquisador, com o uso da biomassa – matéria orgânica utilizada na produção de energia -, qualquer sistema elétrico isolado poderá ser beneficiado, já que não dependerá da localidade em que este está inserido. Porém, para que as informações sejam acessíveis à sociedade, é preciso transformá-las em um software para sistema computacional.
A pesquisa foi desenvolvida por meio de um convênio entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).
Sistemas Isolado
São aqueles desvinculados do sistema interligado do país. Por exemplo, Manaus e todo o interior do Estado do Amazonas não estão conectados ao resto do país. Assim, cada um desses mercados possui um sistema próprio para atendimento, sustentado por termelétricas e/ou hidrelétricas.
Sobre o RH Doutorado
Tem o objetivo de conceder bolsas de doutorado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu em programa de pós-graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da Federação.
(Foto: Lamparinas usadas como alternativas (divulgação)
Camila Carvalho e Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam