Boa alimentação e prática de receitas sustentáveis são abordadas em pesquisa do PCE


26/10/2010 – A busca pela alimentação perfeita por alguns é ignorada por outros. Porém, é de suma importância seu entendimento para a saúde do corpo humano. Com uma boa dieta, algumas doenças podem ser prevenidas ou até eliminadas.

É nesse sentido que a pesquisa ”Alimentação Saudável: corpo revela o que comemos”, realizada pela professora Viviane Lima, na Escola Estadual Ângelo Ramazzotti, propõe auxiliar os alunos no entendimento dos conceitos nutricionais dos alimentos, como a importância de uma alimentação equilibrada e os cuidados higiênicos no preparo dos alimentos.

"Auxiliar os alunos no entendimento dos conceitos supracitados, assim como destacar a importância de uma alimentação equilibrada para a promoção e manutenção da saúde é o maior desafio do projeto. Ressalta-se que o corpo é o espelho do indivíduo, revelando o tipo de alimentação praticada no dia a dia”, relatou.

Segundo ela, os alimentos são ingeridos pelo organismo, onde o mesmo capta as substâncias necessárias para seu crescimento, sua maturação e sua reprodução. O bem-estar físico, mental e psíquico tem como alicerce a prática da nutrição saudável, sendo consequência de uma alimentação equilibrada.

Objetivo do projeto

O projeto ‘Alimentação Saudável: corpo revela o que comemos’ apresenta algumas metas básicas,  dentre elas a apresentação de um seminário com temas relacionados a alimentação X saúde. Além disso, o projeto pretende avaliar se os manipuladores da merenda escolar aplicam as regras necessárias para preparação higiênica dos alimentos, bem como conhecer as condições de higiene em que são preparadas as refeições nas casas dos alunos e valor nutricional desta alimentação.

Ainda dentro do projeto, um dos objetivos é identificar as alunas-mães da escola do turno da pesquisa (noturno) e verificar a importância que dispensam ao primeiro alimento humano: o leite materno. Um outro objetivo é de incentivar a prática de receitas sustentáveis que otimizem o aproveitamento do alimento.

Resultados do projeto

Segundo Lima, o projeto ainda está em fase de conclusão, mas já possui alguns resultados parciais. "Por meio da agenda da merenda escolar pode-se concluir que as pessoas que manipulam os alimentos, preparam a merenda de forma higiênica, garantindo a qualidade da merenda oferecida na escola", informou.

No que se refere aos dados coletados sobre o aleitamento materno, estes sinalizam que as alunas, no contexto geral, amamentaram seu (s) filho (s), em período igual ou maior que o recomendado, pois são conscientes da importância do leite materno.

Sobre os hábitos alimentares dos alunos e a manutenção da higiene no preparo das refeições, a pesquisa ainda está em fase de tabulamento de dados.

Doenças transmitidas por alimentos

As Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) também são abordadas no projeto, segundo Lima. ”Destaca-se ainda o compromisso nesta pesquisa de alertar que os alimentos também podem ser fonte de doenças DTA se os cuidados higiênicos forem esquecidos durante o preparo das refeições. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as enfermidades causadas por alimentos contaminados constituem um dos problemas sanitários mais difundidos no mundo de hoje”, explicou.

Preparação higiênica dos alimentos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabeleceu dez regras básicas para a preparação higiênica dos alimentos, conhecidas como ‘regras de ouro':

escolher alimentos tratados por métodos higiênicos; cozinhar bem os alimentos; consumir os alimentos cozidos quando ainda quentes; guardar adequadamente os alimentos cozidos destinados a consumo posterior; reaquecer bem, antes de consumir, os alimentos cozidos que tenham sido refrigerados ou congelados; evitar o contato entre alimentos crus e  cozidos; lavar as mãos com frequência; manter rigorosamente limpas todas as superfícies da cozinha; manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais; utilizar água potável.

Participação da FAPEAM

O projeto coordenado pela professora Viviane Lima recebeu recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) por meio do Programa Ciência na Escola (PCE), que possibilitou economicamente o desenvolvimento das etapas do projeto.

O PCE consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas, sob formas de cotas institucionais, estudantes de ensino fundamental e médio integrados no desenvolvimento de projetos de pesquisas de escolas públicas.

  

Anamaria Leventi e Cristiane Barbosa– Agência Fapeam

 

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *