Bolsas para Cientistas da América Latina
Com o objetivo de intensificar a cooperação científica com países da América Latina, nas áreas de ciências jurídicas, econômicas e sociais, a Fundação Humboldt, em cooperação com a Fundação Fritz Thyssen, está lançando um novo programa de bolsas para os próximos anos, a partir de 2007.
O programa Bolsas Thyssen-Humboldt de Curta Duração para Cientistas Sociais da América Latina (Thyssen-Humboldt-Kurzzeitstipendien für Gesellschaftswissenschaftler aus Lateinamerika) visa dar a oportunidade a cientistas latino-americanos de realizar projetos de pesquisa de própria escolha na Alemanha.
Terão prioridade, entretanto, projetos de pesquisa sobre os seguintes temas: boa governança e instituições estáveis; responsabilidade política e democratização; processo de desenvolvimento na América Latina e Europa: progressos e retrocessos; interculturalidade e integração.
O trabalho de pesquisa na Alemanha deve ter a duração total de seis meses, dividida em duas estadias dentro dos períodos de férias letivas na América Latina, ou seja, entre dezembro e março.
Neste período, será realizado uma vez por ano um evento conjunto de todos os bolsistas, para incentivar o intercâmbio interdisciplinar e a formação de uma rede especializada e regional. Os resultados das pesquisas serão publicados numa coletânea em vários idiomas.
Ex-bolsistas da Fundação Humboldt não podem candidatar-se a este programa, mas podem requerer apoio, dentro do Alumni-Programm, para uma nova estadia de pesquisa na Alemanha. Para as primeiras bolsas, a serem concedidas a partir de dezembro de 2007, o prazo para candidatura termina em 30 de abril de 2007. O resultado deverá sair em agosto.
Para mais esclarecimentos, a Fundação Humboldt colocou o e-mail info@avh.de à disposição. Site da Fundação Alexander von Humboldt: http://www.avh.de
(Fonte: Embaixada da Alemanha em Brasília, site: http://www.brasilia.diplo.de)