Parceria entre Fapeam e FAS oferece bolsas para sete projetos de pesquisa do PCE voltadas para sustentabilidade
Os projetos acontecem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro e Mamirauá, no Amazonas
Sete projetos da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) foram selecionados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE/FAS), cujo resultado foi divulgado no último dia 27 de junho.
A parceria Fapeam-FAS visa à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro e Mamirauá com o intuito de despertar o interesse destes pela ciência.
Um dos projetos selecionados, sob a coordenação do professor Jorgemar Prado Marques, consiste em estudar a partir do ponto de vista sociológico, antropológico a relação das etnias indígenas baré e kambema com a questão ambiental. Segundo ele, a comunidade local, ao final do projeto, receberá todas as informações da pesquisa para poder utilizá-las em suas demandas diárias sobre o assunto abordado.
Segundo Jorgemar, o projeto veio dar mais visibilidade a assuntos na área de sustentabilidade para essas comunidades ribeirinhas.
“A pesquisa é sempre muito importante para benefício da ciência e da própria sociedade. Esse projeto só veio mostrar isso e incentivar, ainda mais, essas comunidades, por meio dos alunos e professores, a produzir pesquisas que despertam uma consciência ambiental”, disse Marques.
Neste ano, a Fapeam também aprovou outros 406 projetos no âmbito do PCE voltado a estudantes e professores de escolas municipais de Manaus e estaduais do Amazonas, com investimentos de R$ 2,8 milhões. O edital referente ao projeto, de número 001/2016 foi divulgado no dia 27 de junho.
O Programa Ciência na Escola foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam, em parceria com as secretarias de educação municipal e estadual, e é uma iniciativa de vanguarda no Brasil no que concerne à realização de projetos em escolas de educação básica, executados por alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos.
Agência Fapeam
Foto: Divulgação