Parceria entre Fapeam e FAS oferece bolsas para sete projetos de pesquisa do PCE voltadas para sustentabilidade


Bolsas para projetos de pesquisas voltadas para sustentabilidade

Os projetos acontecem nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro e Mamirauá, no Amazonas

Sete projetos da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) foram selecionados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE/FAS), cujo resultado foi divulgado no último dia 27 de junho.

A parceria Fapeam-FAS visa à participação de professores e estudantes de escolas públicas estaduais sediadas no Amazonas e localizadas nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Juma, Rio Negro e Mamirauá com o intuito de despertar o interesse destes pela ciência.

Um dos projetos selecionados, sob a coordenação do professor Jorgemar Prado Marques, consiste em estudar a partir do ponto de vista sociológico, antropológico a relação das etnias indígenas baré e kambema com a questão ambiental. Segundo ele, a comunidade local, ao final do projeto, receberá todas as informações da pesquisa para poder utilizá-las em suas demandas diárias sobre o assunto abordado.

Segundo Jorgemar, o projeto veio dar mais visibilidade a assuntos na área de sustentabilidade para essas comunidades ribeirinhas.

“A pesquisa é sempre muito importante para benefício da ciência e da própria sociedade. Esse projeto só veio mostrar isso e incentivar, ainda mais, essas comunidades, por meio dos alunos e professores, a produzir pesquisas que despertam uma consciência ambiental”, disse Marques.

Neste ano, a Fapeam também aprovou outros 406 projetos no âmbito do PCE voltado a estudantes e professores de escolas municipais de Manaus e estaduais do Amazonas, com investimentos de R$ 2,8 milhões. O edital referente ao projeto, de número 001/2016 foi divulgado no dia 27 de junho.

O Programa Ciência na Escola foi criado pelo Governo do Estado, por meio da Fapeam, em parceria com as secretarias de educação municipal e estadual, e é uma iniciativa de vanguarda no Brasil no que concerne à realização de projetos em escolas de educação básica, executados por alunos e professores dos ensinos fundamental, médio e educação de jovens e adultos.

Agência Fapeam

Foto: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *