Bolsista da Fapeam é premiada em Universidade do Paraná
Pesquisa sobre Polo Industrial de Manaus foi realizada com recursos do governo do Estado a partir de dados de uma parceria entre Suframa e Ufam
A bolsista do governo do Estado via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Suzana Maria Silva e Silva, recebeu o prêmio de melhor artigo na área de Economia durante o 7º Encontro Científico de Ciências Sociais Aplicadas, realizado, em novembro deste ano, pelo Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Paranaense (Unipar),

Estudo pode agregar ao trabalho feito no PIM, contribuindo com conhecimento de setores e processos vitais da indústria.
O artigo “Processo insumo-produto: uma análise das relações intersetoriais no Polo Industrial de Manaus” é fruto de um projeto de pesquisa com recursos da Fapeam via Programa de Iniciação Científica (Paic), em 2013.
A pesquisa foi realizada a partir de dados de uma parceria entre Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O professor Salomão Franco Neves foi o orientador do trabalho, que teve como principal objetivo analisar as relações intersetoriais nos 10 principais setores do Polo industrial de Manaus, além da origem dos seus insumos.
De acordo com o professor, essa pesquisa pode agregar muito ao trabalho feito no PIM, contribuindo, por exemplo, com conhecimento de setores e processos vitais da indústria. “À medida que você compreende essas relações entre empresas que pertencem ao mesmo setor, ou a outros setores, isso pode facilitar muito na elaboração de políticas industriais que beneficiem o polo industrial de Manaus como um todo”, disse.
Para a aluna premiada, o investimento na pesquisa não se encerra nesse capítulo, “a meta é continuar pesquisando, publicando, escrevendo artigos, participando de congressos e o meu objetivo principal agora são as revistas internacionais” enfatiza.
Sobre a recepção no Paraná a aluna disse que os paranaenses ficaram impressionados com o resultado da pesquisa “eles achavam que os insumos de farmacêuticos vinham daqui, então quando nós mostramos que os insumos são apenas, montados aqui, se surpreenderam”.
Fonte: Ufam