Bolsista de doutorado apoiada pela Fapeam realiza projeto de pesquisa voltado para o benefício de futuros usuários de implantes dentários


O estudo faz parte do tema de doutorado da pesquisadora que vai avaliar métodos para acelerar o processo de ossificação após implantes dentários

 

A pesquisadora e doutoranda em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial, Ana Paula Corrêa, está desenvolvendo um projeto de pesquisa com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Programa RH Doutorado, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), que beneficiará as pessoas que irão passar pelo procedimento de implante dentário.

De acordo com Ana Paula, o estudo possibilitará no avanço dos métodos de modificação das superfícies dos implantes dentários, acelerando o processo de osseointegração e permitindo que as reabilitações protéticas ocorram em menor tempo.

O projeto de pesquisa, que está em fase inicial, utilizará coelhos para os experimentos em que serão observados o processo de osseointegração dos implantes dentários instalados nos seios maxilares desses animais. Segundo a pesquisadora, o estudo avaliará três superfícies de implantes diferentes durante o processo de ossificação, imediata à instalação dos implantes dentários.

“O trabalho será realizado em 36 coelhos que receberão aleatoriamente 72 implantes nos seios maxilares direito e esquerdo. Após receberem os implantes, os coelhos serão divididos em quatro grupos, de acordo com a superfície empregada e de acordo com a presença, ou não, de enxerto autógeno obtido da tíbia esquerda do animal. Daí passará para o período de sete, 15 e 40 dias, para assim começar a realizar as análises necessárias para conclusão desse estudo”, explicou Ana Paula.

Para ela, este projeto beneficiará não somente os futuros usuários de implantes dentários, mas a sociedade de forma geral, visto que toda pesquisa científica auxilia na inovação do conhecimento e traz ganhos para a população.

“Esse é o principal objetivo de todas as pesquisas científicas que estão sendo conduzidas no país: propagar o conhecimento e beneficiar a sociedade, pois a Ciência influencia tudo que está a nossa volta. Por este fato, nós estamos trabalhando arduamente para alcançarmos resultados benéficos e rápidos”, disse Corrêa.

 

PRÓTESE DENTÁRIA - FOTO DIVULGAÇÃO 02

 

Parceiros do projeto

Além da Fapeam, o projeto de pesquisa está sendo realizado em parceria com a Faculdade de Odontologia de Araçatuba, em São Paulo, no Centro de Pesquisas Experimentais do Departamento de Cirurgia e Clínica Integrada, e recebe apoio institucional da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Além do mais, o estudo conta com o auxilio de empresas de implantes osseointegráveis, com o mesmo padrão de qualidade das melhores empresas mundiais.

Para Ana Paula, o maior apoio vem por parte da Fapeam, que fomenta a bolsa de doutorado. “Sem a Fapeam este projeto não seria realizado, pois essa instituição é essencial para o desenvolvimento de trabalhos científicos relevantes para o nosso Estado. Por isso pretendo retornar para o Amazonas assim que finalizar meu doutorado, para aplicar os meus conhecimentos adquiridos em prol da sociedade amazonense e como forma de agradecer a Fapeam pela ajuda”, afirmou a doutoranda. A pesquisa tem previsão para ser concluída em agosto de 2018.

 

Repórter- Ada Lima (Agência Fapeam)

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *