Bolsistas da Fapeam apresentam pesquisas em Congresso Internacional de Informática


Congresso de Informática

Oito artigos científicos desenvolvidos por mestrandos foram apresentando no evento, no Chile

Com apoio do Governo do Amazonas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), os alunos de mestrado do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que também são professores pesquisadores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) Campus de Parintins, Coari e Maués, apresentaram os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas no âmbito do mestrado, durante o Congresso Internacional de Informática Educativa (TISE), que aconteceu na cidade de Santigo no Chile, no mês de novembro.

Os alunos são bolsistas do Programa de Apoio à Formação de Recursos Humanos Pós-Graduados do Estado do Amazonas (PROPG-AM) da Fapeam. O programa concede bolsas de mestrado a profissionais interessados em realizar curso de pós-graduação stricto sensu, em Programa de Pós-Graduação recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em outros Estados da federação.

No total, oito artigos científicos foram apresentados durante o congresso internacional. Os trabalhos foram desenvolvidos pelos mestrandos em Informática, David Brito Ramos, Ilmara Monteverde Martins Ramos e Erika Brelaz, todos são professores do Ifam no município de Parintins; Euler Vieira da Silva, professor Ifam do município de Maués; Oziel Antunes, professor do Ifam Campus Coari e pela mestranda em Informática da Ufam, Priscilla Batista do Nascimento.

Do Ifam Campus Parintins foram apresentados os seguintes trabalhos: Uma Ferramenta baseada em Grafo para Identificação e Visualização de Trilhas de Aprendizagem; Sistema para Recomendação de Ação Pedagógica utilizando Raciocínio Baseado em Casos no Ensino de Introdução à Programação Sistema de Combinação Social em um Ambiente Virtual de Aprendizagem; On the use of Scrum for the management of research-oriented projects; Fazenda 3D: um ambiente tridimensional de uma propriedade rural; Raciocínio Baseado em Casos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura.

Já os pesquisadores do Ifam Campus Maués apresentaram o artigo científico intitulado “O uso de Dashboard na Identificação do Desempenho de Alunos de Matemática Básica”. E o Ifam de Coari, o estudo “LMS Monitor: An application for academic and performance monitoring of students in LMS”.

A pesquisadora Ilmara Monteverde disse que apresentar o trabalho em um congresso internacional foi a oportunidade de mostrar para outros países os resultados de pesquisas científicas desenvolvidas no Amazonas. “Foi gratificante porque mostrou que a pesquisa no Estado está sendo reconhecida com os trabalhos relevantes. Os nossos estudos têm o intuito de beneficiar a sociedade e melhorar o processo de ensino aprendizagem”, informou.

Sistema

Um dos artigos apresentados é o intitulado “Sistema para Recomendação de Ação Pedagógica utilizando Raciocínio Baseado em Casos no Ensino de Introdução à Programação”, desenvolvido por pesquisadores do Ifam no Campus Parintins.

O sistema é voltado para alunos iniciantes em cursos de computação, que apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação. Com isso, professores podem utilizar ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem para auxiliar os alunos.

No estudo, os pesquisadores propõem o desenvolvimento de uma ferramenta integrada por meio de um plugin ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle (do acrônimo de Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). A ferramenta emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno.

Agência Fapeam

Fotos: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *