Bolsistas da Fapeam são selecionados para participar de feira internacional de C&T


Novo Hamburgo

Estudantes do Ensino Médio que participam do Pró-engenharias vão apresentar suas pesquisas no Rio Grande do Sul, em novembro

Quatro projetos de 12 cientistas juniores do Programa Estratégico de Indução à Formação de Recursos Humanos em Engenharias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Pró-Engenharias/Fapeam) foram selecionados para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, que acontece de 24 a 28 de novembro.

Os resultados das pesquisas dos 12 estudantes do Ensino Médio serão apresentados aos veículos de comunicação durante um seminário na próxima quinta-feira (20), às 14h, no auditório da Escola Estadual Senador Petrônio Portella, Dom Pedro I, Zona Centro-Oeste de Manaus.

Um dos estudos selecionados na mostra é o intitulado: “Visão artificial: detector de obstáculos para deficientes visuais”, desenvolvidos pelos estudantes Alexandro de Brito, Letícia Pinto e Gabriel Teixeira. O trabalho pretende melhorar a mobilidade de pessoas com deficiência visual pelas vias públicas em grandes cidades.

Outro projeto é o “InfoBus: localizador de coletivos”, dos estudantes  Abigail  Desidéri,  Jaylene Silva e Joycianne Azevedo, que  consiste no  sistema de baixo custo para informar a localização exata de coletivos urbanos da cidade de Manaus.

O equipamento é um sistema de hardware desenvolvido a partir de alguns componentes eletrônicos (microcontrolador, sensor de distância, fone de ouvido etc) com o objetivo de informar à pessoa com deficiência visual a presença de obstáculos que venham a prejudicar sua caminhada em vias públicas.

Uma casa flutuante ecológica também foi idealizada pelos estudantes Manassés Souza, Jeynne Pereira do Carmo e Andreyme da Silva, como uma alternativa sustentável para os ribeirinhos com o uso de material reciclável.  O projeto de engenharia visa realizar um estudo sobre a construção de moradias flutuantes para moradores das áreas ribeirinhas do Amazonas a partir de material reciclável que vem sendo descartado sem reutilização pelos moradores da cidade de Manaus.

O projeto busca utilizar até 80% de material reciclável, principalmente garrafas do tipo pet que servirão como base para toda a parede e flutuação nos rios em substituição às madeiras que tradicionalmente são utilizadas e extraídas (principalmente grandes toras de árvores) de forma incorreta dentro das florestas.

Outro estudo que será apresentado é uma central de monitoramento do consumo elétrico, feito pelos alunos Gabriel Pereira, Bruno Sombra e Matheus Calazans Pereira. O projeto consiste no desenvolvimento para monitorar o consumo de energia diária de residências e pequenas indústrias. O projeto minimizar os gastos com as tarifas de energia elétrica em indústrias, empresas, escolas e em residências.

Os alunos são de cinco escolas da rede pública de ensino e possuem três orientadores: Wadson Benifica (informática); Obenésio Aguiar (química); e Sidomar Pirrony (física).

Esterffany Martins – Agência Fapeam

Foto: Divulgação

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *