Bosque da Ciência 19 anos: comemoração será sexta-feira com Circuito da Ciência
01/04/2014 – Nesta terça-feira (1) o Bosque da Ciência do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), que foi inaugurado em 1995, completa 19 anos de existência e para marcar esta comemoração será realizada a 1ª edição do Circuito da Ciência de 2014. O evento ocorre na próxima sexta-feira (4) nas dependências do Bosque, no horário de 8h às 12h.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Em virtude do aniversário do bosque, este mês ocorrerão duas edições do circuito. “Em comemoração ao aniversário do Bosque, o Inpa faz um grande evento em prol da popularização da ciência no dia quatro. Quando o Bosque foi inaugurado em 1995 o Inpa buscava fortalecer sua identidade não só como entidade importante na geração de conhecimento estratégico para a proteção e desenvolvimento regional, mas também na formação de pessoal de alto nível. O Bosque foi criado com esse intuito. Mas, sobretudo, para a socialização dos resultados com o objetivo de subsidiar conhecimentos para dar respostas e indicar caminhos para os problemas enfrentados pela sociedade”, afirmou o coordenador do Bosque, Jorge Lobato.
Programação
Durante a abertura do Circuito representantes da Vara do Meio Ambiente lançarão uma cartilha sobre conscientização ambiental. Para primeira edição de 2014 do Circuito da Ciência quatro escolas da capital foram selecionadas sendo elas: a Escola Estadual Vicente Telles de Souza (São Geraldo), a Escola Estadual Marquês de Santa Cruz (São Raimundo), a Escola Estadual Almirante Ernesto (Vila Buriti) e a Escola Estadual Fueth Paulo Mourão (São Jorge). O público estimado pela coordenação do bosque é de 300 pessoas.
As atividades estão dividas entre projetos, oficinas educativas e exposições como: Vida de Gavião Real, Jogos Educativos, Tecnologias Sociais e Inclusão Social na Amazônia e Exposição de Frutos Amazônicos. O Circuito da Ciência conta patrocínio da Petrobras e da Moto Honda da Amazônia. Outras empresas e instituições apoiam o projeto como o a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semuslp), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (LAPSEA), Associação dos Servidores do Inpa (Assimpa), Serviço Social do Comércio (SESC), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Faculdade Metropolitana de Manaus (Fametro), Centro Universitário Nilton Lins (UniNilton Lins), Centro Universitário do Norte (UniNorte), Coca Cola e Brothers.
Fonte: Ascom Inpa, por Leonardo Jeronimo
Foto: Divulgação PCE