Brasil é vice na Olimpíada Ibero-Americana de Física
Os quatro representantes brasileiros trouxeram duas medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze, além do prêmio especial de Melhor Prova Experimental.
As medalhas de ouro ficaram com os paulistanos Bruno Arderucio Costa e Gustavo Salinas. O brasiliense Danilo Miranda ganhou medalha de prata e o prêmio especial. A medalha de bronze ficou com o paulistano Anderson Tsai.
Os quatro estudantes, todos do terceiro ano do ensino médio, foram selecionados entre 45.625 participantes da Olimpíada Brasileira de Física de 2005 (OBF), evento que a Sociedade Brasileira de Física (SBF) realiza anualmente em todo o país. Eles concorreram com 69 alunos de 18 países em duas provas – uma teórica e outra experimental.
“As provas foram de um nível excelente, exigindo bastante dos participantes, e o desempenho dos brasileiros foi muito bom”, disse o coordenador da Olimpíada Brasileira do Estado de Goiás, o professor Carlito Lariucci, da Universidade Federal de Goiás, que acompanhou os alunos na viagem à Argentina.
O Brasil ficou atrás da Espanha, que conquistou o primeiro lugar com três medalhas de ouro e uma de prata. A Argentina ocupou a terceira posição. Na competição do ano passado, realizada em Coimbra, Portugal, o Brasil conquistou três medalhas (ouro, prata e bronze) e uma menção honrosa.
Agência Fapesp