Câncer de laringe é tema de pesquisa no Amazonas


31/01/2012 – Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam o câncer de laringe como o mais incidente entre os homens, prejudicando principalmente a cabeça e o pescoço, representando 25% dos tumores malígnos nessas áreas.

A escassez de dados epidemiológicos relacionados à doença no Amazonas levou a estudante finalista do curso de Medicina da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Jenifer Morais de Melo, a desenvolver um estudo com o propósito de  calcular a taxa de sobrevivência de pacientes diagnosticados com câncer de laringe no período de 1994 a 2003, levando em consideração achados em exames endoscópicos, histopatológicos, estadiamento e tratamento utilizados.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/cl3.jpgA estudante explica que o estudo ‘Curva de sobrevivência de pacientes portadores de câncer de laringe diagnosticados no serviço de endoscopia da FCecon no período de 1994 a 2003’ teve como objetivo analisar a taxa de sobrevida de pacientes diagnosticados com câncer de laringe no período de 1994 a 2003.

A baixa quantidade de dados epidemiológicos sobre a doença no Estado levou o doutor em pneumologia, Edson de Oliveira Andrade, a orientar o trabalho da estudante que foi vinculado a um estudo acerca dos pacientes diagnosticados com câncer de laringe na Fcecon durante exames laringoscópicos. “Como sou entusiasta em relação a otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço, aceitei o desafio”, concluiu a estudante.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/cl4.jpg

Ela destaca ainda que “apesar de ser a neoplasia mais prevalente nos serviços de cirurgia de cabeça e pescoço e de ter grandes possibilidades de cura quando diagnosticada precocemente. Achei desafiador tentar traçar um perfil do paciente diagnosticado com tal malignidade na FCecon e comparar qual o tratamento mais efetivo em relação a sobrevida”.  

Estatísticas 

Melo explica que a pesquisa tratou-se de estudo transversal retrospectivo realizado por meio de revisão de prontuários da Fundação Centro Controle de Oncologia do Estado do Amazonas. Durante o estudo, foram  revisados 82 prontuários, dos quais 49 apresentaram dados coniventes para a pesquisa, a maioria dos pacientes apresentava carcinoma epidermoide (tumor de pele) bem diferenciado (14,63%) à época do diagnóstico e foram submetidos à sessão de radioterapia (51,02%) como único tratamento. Durante internação para tratamento na FCecon, foi constatado apenas um óbito.

Para a estudante de Medicina, as dificuldades encontradas durante a pesquisa foram muitas, mas apesar dos entraves encontrados os resultados foram positivos, uma vez que pôde-se perceber que no Amazonas, os pacientes são tratados majoritariamente com radioterapia seguida de Laringectomia total (terapêutica preconizada nos principais livros de cirurgia) e considerado um tratamento adequado para a doença.

src=https://www.fapeam.am.gov.br/arquivos/imagens/imgeditor/cl1.jpg

A pesquisa contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas, por meio do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic). Os resultados foram apresentados durante a Primeira Jornada Científica da Fcecon que aconteceu em 2012.

“Com a bolsa da FAPEAM todas as etapas do estudo foram cumpridas, seja com o financiamento de materiais de escritório para a confecção de planilhas de dados, o acesso aos dados dos pacientes estudados e outros instrumentos importantes para o desenvolvimento da pesquisa”, concluiu.

Sobre o Paic

O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas, desenvolvido pela FAPEAM em parcerias com instituições de ensino e pesquisa no Amazonas, consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.

Rosa Doval – Agência FAPEAM

 Mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *