Capes lança edital para regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) recebe até o dia 20 de novembro, projetos de implantação de redes de cooperação acadêmica que podem ser submetidos por equipes das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A chamada atende ao edital do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica – Ação Novas Fronteiras (Procad-NF), que tem o objetivo de apoiar projetos conjuntos de ensino e pesquisa, em instituições distintas, que estimulem a formação pós-graduada, a mobilidade docente e discente e a fixação de pesquisadores doutores nessas regiões.
Podem ser enviados projetos realizados com instituições de ensino superior (Ies), que mantenham programas de pós-graduação já consolidados (com conceito Capes, igual ou superior a 5 no nível de doutorado). A divulgação e implementação dos projetos está prevista para o mês de dezembro deste ano.
Cada equipe, formada por professores e estudantes vinculados aos programas de pós-graduação recomendados pela Capes nas Ies participantes, pode apresentar apenas um projeto e deve ser constituída de, pelo menos, três docentes/pesquisadores doutores. Os projetos serão apoiados por meio do financiamento de missões de estudo, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral no país.
Entre os itens financiáveis estão bolsa e auxílio moradia no país; passagens aéreas e diárias para missões de estudos, missões de docência e pesquisa e estágio pós-doutoral; diárias para missões de docência e pesquisa; e recursos de custeio para o desenvolvimento das atividades do projeto até o máximo anual de R$ 10 mil para cada equipe integrante do projeto.
Os projetos terão duração e financiamento de quatro anos, com possibilidade de ampliação para cinco anos. Confira o edital.
Assessoria de Imprensa da Capes