Capes prepara programa nacional para fixação de doutores



O país poderá contar, em breve, com um novo programa para apoiar a fixação de doutores. José Fernandes de Lima, diretor de Programas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC), anunciou, durante a 58ª Reunião Anual da SBPC, em Florianópolis (SC), que o órgão já iniciou os estudos para a criação do Programa Nacional de Pós-Doutorado.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Capes, o objetivo do programa será ampliar o número de doutores apoiados para que eles dêem prosseguimento às pesquisas em universidades, institutos de pesquisa e empresas. A iniciativa deverá priorizar os setores estratégicos da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce) e regiões com a maior carência de doutores, a exemplo do Norte do Brasil.
O programa deverá ser financiado com recursos do CNPq e da Finep, além da Capes, e contrapartida de universidades, instituições de pesquisa e empresas.
Na mesma ocasião, o diretor apresentou o cenário atual da formação e fixação de doutores. Em 2005, foram formados mais de nove mil doutores. Ainda de acordo com a assessoria da Capes, José Fernandes de Lima afirmou que, na década de 1990, a absorção de doutores era feita majoritariamente pelas universidades, com cerca de 70%, em seguida vinha a administração pública com 10,9% e os institutos de pesquisa, com 8,3%.
A partir de 1995, segundo o diretor, a velocidade de contratação das universidades federais diminuiu. Hoje, 43% dos doutores estão no sistema nacional de pós-graduação e o restante desenvolve outras atividades, como docência na graduação, institutos de pesquisa e órgãos públicos. previsão dele é que esse percentual alcance 30% em 2010. "É muito pequeno o número de doutores absorvidos por parte das empresas se formos comparar com a totalidade do parque industrial existente no país", avaliou.
Mais informações podem ser obtidas no site www.capes.gov.br.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *