Capes recebe propostas para novos cursos de pós-graduação


As pró-reitorias de pós-graduação de instituições de ensino superior de todo o País já podem apresentar propostas para a criação de novos cursos de mestrado acadêmico, doutorado e mestrado profissional à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC). As instituições interessadas devem preencher o Aplicativo para Propostas de Cursos Novos (APCN) 2006. O instrumento, que pode ser acessado no portal da Capes, desde o último dia 21, é o meio usado pelas pró-reitorias para detalharem seus projetos. 

Na edição 2006 do APCN foram incorporadas as sugestões de melhorias dos usuários do sistema. Do total de 507 propostas encaminhadas neste ano, 158 programas de pós-graduação preencheram o item "sugestões", incluído pela Capes para aperfeiçoar o sistema. A maior parte das sugestões foi atendida e tratava de alterações técnicas. Outra reivindicação atendida foi a ampliação do prazo para o preenchimento do aplicativo. Na edição anterior, as coordenações de pós-graduação tiveram 45 dias para fazer o trabalho; agora terão mais de 90 dias.

O diretor de Avaliação da Capes, Renato Janine Ribeiro, espera que o APCN 2006, ao ser aberto com antecedência, permita que as instituições possam preenchê-lo com mais tranqüilidade. Para Janine, a grande novidade na antecipação da abertura e na fixação do fechamento do APCN para o final de março, é que um razoável número de cursos poderá ser aprovado a tempo de eles entrarem em funcionamento, já no segundo semestre de 2006.

De acordo com a coordenadora de Acompanhamento e Avaliação da Capes, Rúbia Silveira, para preencher de forma adequada o aplicativo é importante que os usuários façam a leitura do Manual de Preenchimento. No documento eletrônico eles devem comprovar a capacidade de oferecerem um curso de qualidade. Entre as informações necessárias estão a qualificação do corpo docente, a produção científica de cada um, as instalações de laboratórios, e a capacidade de produção de conhecimento. O APCN ficará aberto para envio das propostas até o dia 31 de março de 2006.

Histórico
A primeira edição do APCN foi lançada em junho de 2004. Desde lá, houve um aperfeiçoamento do instrumento com o objetivo de oferecer um serviço de qualidade para as pró-reitorias das instituições e para os comitês de área que realizam a avaliação anual. A Capes recebeu, no ano passado, 442 pedidos de abertura de novos cursos. Em 2003, foram 440 propostas inscritas e, em 2002, 380. Nos últimos três anos foi aprovada a criação de 582 novos cursos no País.

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *