Capes seleciona professores brasileiros para o Timor Leste


Seguindo o compromisso de auxiliar na reconstrução do sistema educacional do Timor Leste, o Brasil enviará mais profissionais para a formação em língua portuguesa de professores de escolas primárias do país asiático. O novo edital do Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa abriu 13 vagas em diversas áreas de conhecimento. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro.

Os candidatos devem possuir formação mínima em licenciatura plena. A seleção será feita pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/Mec), incluindo a avaliação de currículos e entrevistas.

O início das atividades está previsto para a primeira quinzena de fevereiro. O projeto terá duração de 12 meses, durante os quais os selecionados receberão uma bolsa de US$ 1,100 para bolsista e US$ 2,000 para bolsista coordenador-local da atividade. Também serão oferecidos seguro saúde, auxílio instalação e transporte aéreo para o Timor Leste.

Cooperação internacional – O Timor foi uma colônia portuguesa até 1975, quando foi considerado independente pelas Nações Unidas. No mesmo ano, foi anexado pela Indonésia, que impôs o idioma bahasa e proibiu a utilização da língua portuguesa. Hoje, o português voltou a ser a língua oficial, ao lado do tétum, mas ainda é pouco utilizado pela população.

Um dos objetivos do acordo de cooperação internacional com o Brasil é reverter esse quadro. Em 2005, o Programa de Qualificação de Docente e Ensino de Língua Portuguesa permitiu que 50 professores brasileiros ministrassem aulas para os educadores em exercício nas escolas primárias timorenses.

Para Inês Amarante, ex-bolsista do programa, apesar das dificuldades sociais e políticas do país, o trabalho com os professores é gratificante. “Tive trocas memoráveis. Fizeram-me sentir muito bem-vinda durante as capacitações. Todos são idealistas e lutam contra o que chamam de ‘ obscurantismo’, que para eles é não saber ler nem escrever”, destaca. (Cíntia Caldas)


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