Carpoteca resguarda frutos da Amazônia
A palavra fruto está sempre associada à prosperidade, fertilidade. É uma parte da planta que resguarda em si um universo ainda pouco explorado das características de um determinado vegetal. Para tanto, existem pessoas formadas especialmente para estudá-los. É o caso da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Maria de Fátima Melo, curadora da Carpoteca (acervo de frutos) do Instituto.
Desde o início do ano, Melo encara a responsabilidade de reorganizar a Coleção, a partir de um levantamento feito por famílias de todo o material guardado nos armários. A checagem das informações botânicas e a análise física dos frutos foi acompanhada pela comparação das informações contidas em um grande banco de dados, gerenciado pelo Programa Brahms usado para Coleções botânicas.
A Carpoteca, assim como os outros 10 acervos científicos do Inpa, recebe financiamento direto do PCAC, que é uma das linhas de ação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na Instituição. Ela é associada ao Herbário (coleção de plantas), mas conta com uma administração independente desde 2004. Toda a demanda de material de pesquisa oriunda dos projetos em andamento no Inpa