Carpoteca resguarda frutos da Amazônia


Segundo levantamento feito pela curadora do acervo, já foram identificados, até junho desse ano, 2.200 exemplares de frutos. Isso ainda representa uma pequena parte da biodiversidade da região.

A palavra fruto está sempre associada à prosperidade, fertilidade. É uma parte da planta que resguarda em si um universo ainda pouco explorado das características de um determinado vegetal. Para tanto, existem pessoas formadas especialmente para estudá-los. É o caso da pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Maria de Fátima Melo, curadora da Carpoteca (acervo de frutos) do Instituto.
Desde o início do ano, Melo encara a responsabilidade de reorganizar a Coleção, a partir de um levantamento feito por famílias de todo o material guardado nos armários. A checagem das informações botânicas e a análise física dos frutos foi acompanhada pela comparação das informações contidas em um grande banco de dados, gerenciado pelo Programa Brahms usado para Coleções botânicas.
A Carpoteca, assim como os outros 10 acervos científicos do Inpa, recebe financiamento direto do PCAC, que é uma das linhas de ação do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) na Instituição. Ela é associada ao Herbário (coleção de plantas), mas conta com uma administração independente desde 2004. Toda a demanda de material de pesquisa oriunda dos projetos em andamento no Inpa

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *