Cartilha ensina a construir viveiros para agricultura familiar
"Além de levar técnicas de coleta, beneficiamento de frutos, germinação de sementes e produção de mudas em viveiros, a cartilha tem a preocupação social de não atingir apenas o grande agricultor, mas também o de pequeno porte". A afirmativa é do cientista do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Luiz Augusto Gomes de Souza, sobre a importância da cartilha "Construindo um viveiro para a agricultura familiar", na qual divide a autoria com o também pesquisador do INPA, Gilberto Assis Ribeiro. A obra foi lançada no mês passado por meio do Núcleo de Estudos Rurais e Urbanos Amazônico (Nerua/INPA).
A tiragem do impresso de 27 páginas foi de 2 mil exemplares, sob o apoio do INPA, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e da Universidade Federal do Estado do Amazonas (Ufam). Sua distribuição é gratuita. Boa parte das cartilhas já foram doadas às comunidades e estudantes do interior do estado e distribuídas durante a IV Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (C&T), realizada em outubro no Studio 5.
Segundo Souza, a idéia de produzir o material surgiu durante cursos ministrados pela Coordenação de Pesquisas em Ciências Agronômicas (CPCA/INPA) na região do alto rio Solimões, no município de Benjamin Constant (AM). A comunidade Tikuna, residentes do local, procurava os pesquisadores a fim de obter informações sobre as práticas adequadas para o estabelecimento de viveiros de espécies frutíferas para enriquecimento das capoeiras. "Os pequenos produtores conheciam as plantas, porém não tinham o conhecimento técnico abrangente para o preparo das mudas com o propósito de intensificar e diversificar a ocupação de seus sítios", esclareceu Souza.
A cartilha utiliza linguagem acessível e ilustrações explicativas do desenhista Val Araújo para instruir o produtor na construção de um viveiro de mudas em local adequado, por exemplo, como as plantas podem ser produzidas com qualidade, como coletar corretamente sementes etc. "Ainda existe um vácuo de informações para estes pequenos produtores que utilize baixo custo e os recursos da propriedade", explicou Souza.
A tecnologia de produção de mudas é de baixo custo e muitos recursos que já existem na propriedade podem ser utilizados. Uma forma de reduzir os gastos para obter mudas bem formadas e com qualidade para o plantio é produzir seu próprio adubo. Na publicação, o agricultor aprenderá a confeccionar o composto orgânico, o qual é preparado a partir da mistura de dois tipos de terra e um adubo orgânico, que pode ser esterco curtido de galinha, gado ou de suíno.