Casa da Física leva experimentos à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas


22/10/2011- A física é uma das matérias mais temidas pela maioria dos alunos. Com base nisso, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) traz para a Estação Ciência, na 8ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT-AM) uma das maiores iniciativas de popularização da ciência: A casa da física. O objetivo é de apresentar aos visitantes, de forma simples e interativa, experimentos de fácil compreensão.

De acordo com o estudante de Física da Ufam, Marcos Kelvin, o estande busca despertar o interesse dos estudantes para o curso de física. Kelvin relata que atualmente a física está se transformando em uma matéria de matemática, voltada para a disciplina de cálculo, onde as pessoas não possuem o conhecimento necessário para usá-la no cotidiano.

“Nas escolas, a disciplina de física não é tão valorizada. Por algum motivo, os professores não conseguem passar o essencial para que os alunos se interessem pela matéria, ou seja, consigam entender e usar a física no dia a dia’’, disse.

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O estande apresenta aos visitantes vários experimentos interativos com o público. “Destacamos aqui alguns que estão expostos na Casa da Física como o gerador de energia, que tem por objetivo transformar a energia mecânica em energia cinética e elétrica. Para isso, é necessário girar a alavanca para então o gerador receber a energia mecânica transformando em elétrica, fazendo assim as luzes acenderem”, disse.

O experimento que está fazendo sucesso entre os visitantes é o Gerador de Van de Graaff, pois esse experimento faz com que as pessoas fiquem com os cabelos arrepiados por conta da energia por atrito.

O espaço fica aberto ao público até as 18h deste sábado, 22 de outubro, e você ainda pode conferir os estandes e as exposições que estão na Estação Ciência, onde mais de 30 instituições participam do evento. A Estação Ciência está acontecendo no Clube do Trabalhador Sesi, na Alameda Cosme Ferreira, no Coroado.

Redação: Esterffany Martins

Edição: Cristiane Barbosa – Agência FAPEAM

Veja mais notícias >>

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *