CBA debate Biotecnologia e Inovação
Aspectos públicos e privados dos programas de fomento à inovação foram discutidos nesta quinta-feira (26) durante o Painel sobre Inovação Tecnológica no Brasil. O seminário está sendo realizado no Centro de Biotecnologia do Amazonas (CBA) e faz parte da programação da 5ª Feira Internacional da Amazônia (Fiam 2009).
Em sua palestra sobre “Lei de Inovação e Incentivos Fiscais”, o diretor executivo do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), Márcio Miranda, disse que é preciso transformar as riquezas naturais em bens práticos para a população.
“Os fundos setoriais são estratégicos para desenvolver projetos de inovação. Temos que entender o que está acontecendo para podermos projetar o futuro”, afirmou.
Na palestra sobre “Aspectos Privados de Fomento”, o gestor do Fundo Criatec, Robert Binder, contou que é preciso, acima de tudo, ser um inovador para alcançar o sucesso. Ele cita como exemplo um empresário paraense que conseguiu purificar o açaí que tinha um alto grau de contaminação.
“Com a transformação do açaí, o empreendedor abriu uma empresa apenas para exportar o produto para os Estados Unidos. Isso é um exemplo de visão inovadora”, declarou. O seminário também discutiu a estruturação e consolidação de programas de inovação tecnológica e de incubadora de base biotecnológica no exterior. Foram mostrados exemplos de programas de inovação do Brasil e do Chile.
Marcelo Vasconcelos – Agência Fapeam