Censipam promove inclusão social de jovens no Tarumã por meio do PAIC
Gerar conhecimento atualizado, integrar informações e promover o planejamento e a coordenação de ações globais na Amazônia Legal, visando à proteção, inclusão social e ao desenvolvimento sustentável da região. Este é o papel do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam/Sipam), antigo Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia), que há mais de oito anos desenvolve atividades para proteger a região Amazônica.
Nos dois últimos anos o Censipam também ampliou suas atividades para o ramo de projetos e pesquisas científicas com o objetivo de contribuir e expandir o campo de CT&I no Estado. Uma destas ações é o desenvolvimento do Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas (Paic) financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Apoio
Um dos projetos é o intitulado “Programa de inclusão digital para alunos do ensino fundamental e médio da zona norte de Manaus”, desenvolvido por alunos universitários com a orientação de professores, e que atende a crianças e adolescentes da rede pública e que moram na área do Tarumã, preparando-os para o mercado de trabalho.
Segundo a coordenadora do projeto, Liliane Araújo, a proposta é não só inserir os adolescentes no mercado de trabalho, mas também formar cidadãos e estimular a pesquisa desde o ensino básico.
“Nesse curso, eles se qualificam para entrar no mercado de trabalho, aprendem mais sobre cidadania e ainda são estimulados a pesquisar, uma vez que promovemos concursos de redação para que eles aproveitem melhor o ensino oferecido”, declarou.
Araújo explica que, para desenvolver o projeto, o Censipam conta com o apoio de quatro escolas públicas, das quais duas são na zona rural e outras duas municipais, do próprio bairro do Tarumã. Elas são responsáveis por fazer a triagem e selecionar os estudantes para realizarem os cursos. A cada dois meses, uma nova turma com 20 alunos se forma em cursos nas áreas de Recursos Humanos (RH) e atendimento ao cliente.
A coordenadora enfatiza que o trabalho já reflete bons resultados. “Os alunos estão superando nossas expectativas. Tanto que, após concluírem os cursos, é comum eles retornarem para trabalhar no Censipam”, disse.
Para a bolsista do Paic e que atua no projeto, Giselly Lopes, esta é uma oportunidade de ver o crescimento e colaborar para formar mão de obra especializada. “Este trabalho é interessante porque, a cada turma que se forma, conhecemos pessoas diferentes e novas possibilidades de crescimento”, afirma.
Lopes, que cursa o 4º período do curso de Sistema da Informação na Faculdade La Salle, acredita que incentivos como este são importantes para a área acadêmica, pois ajuda a progredir e ser um profissional de sucesso. “É uma experiência inovadora, pois nos ajuda a crescer profissionalmente”, assegura.
O que faz o Censipam?
O Censipam tem como objetivo zelar por toda a Amazônia Legal, monitorando todo o espaço aéreo e acionando os órgãos competentes quando algum problema é detectado. Além disso, sua missão também é facilitar a comunicação entre as comunidades mais isoladas, com os estados e os órgãos federais parceiros do Sistema. Suas áreas de atuação compreendem Sensoriamento remoto, Proteção Ambiental, Meteorologia, Supervisão de áreas indígenas, dentre outras. O Censipam investe em produção científica, por meio de dois programas, o Paic e o ProSipam, ambos com apoio da FAPEAM.
Sobre o Paic
O Programa de Apoio à Iniciação Científica do Amazonas consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas institucionais, estudantes de graduação interessados no desenvolvimento de pesquisa em instituições públicas e privadas do Amazonas.
Foto 1 – Equipe envolvida com o Paic no Censipam (Divulgação)
Foto 2 – Área de monitoramento no Censipan (Ricardo Oliveira)
Kelly Melo e Ulysses Varela– Agência Fapeam