Centenário da ABC será comemorado com debate sobre Ciência e Tecnologia
Iniciativa é da FAP de São Paulo, cujo evento acontece na sede da Fundação dia 23
O centenário da Academia Brasileira de Ciências (ABC) será comemorado em São Paulo com a realização de um simpósio científico, organizado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em que se fará um amplo balanço sobre o estágio atual da ciência e tecnologias brasileiras e serão apontadas perspectivas futuras. O evento será realizado no dia 23 de novembro, na sede da Fundação, em São Paulo.
O simpósio “Desafios para a Ciência e Tecnologia no Brasil” reunirá destacados pesquisadores paulistas para um balanço e prospecção dos avanços do conhecimento nas áreas de Ciências Exatas e Engenharias, Ciência Humanas e Sociais e Ciências da Vida.
“Poucas organizações completam centenário no Brasil”, afirmou o presidente da Fapesp e membro titular da ABC, José Goldemberg. “A ocasião é excepcional para uma análise do que ocorreu em ciência no Brasil nos últimos 100 anos, do papel da ABC e de seu protagonismo futuro”. Ele acrescentou ainda que “No Brasil a ciência é ampla, mas falta foco à atividade”.
Para o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, “é mais que justo que a Fapesp preste essa homenagem com um simpósio que vai discutir o estado da arte da ciência no Brasil: a ABC tem dado destacada contribuição ao desenvolvimento da ciência no Brasil, por meio da ciência criada por seus membros e pelo debate sobre as políticas nacionais para Ciência e Tecnologia”. Brito Cruz também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências.
Os 11 pesquisadores convidados são “nomes de consenso” no cenário da ciência nacional, sublinha Francisco Laurindo, livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), cardiologista do Instituto do Coração (Incor) e membro da ABC, que preside o comitê organizador do evento. “Foram escolhidos por sua capacidade de oferecer uma visão estratégica da ciência para o desenvolvimento nacional”.
Entre 9h e 17h, cada um deles fará uma apresentação sucinta sobre sua especialidade: Engenharia, Matemáticas, Físicas, Ciências Químicas, Ciências da Terra, Ciências Humanas e Sociais, Biomédicas, Saúde, Agrárias e Biológicas. Todos foram convidados a produzir também uma avaliação detalhada sobre o estado da ciência em sua área.
“Escolhidos os temas, a ideia é passar uma régua para avaliar o que já foi feito e pensar no futuro”, afirma João Fernando Oliveira, livre-docente da Escola de Engenharia da USP de São Carlos, ex-diretor-presidente do Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) e da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), membro da ABC e do Conselho Superior da Fapesp.
Os documentos serão reunidos posteriormente em um único volume que será apresentado à ABC e ao público em geral, de acordo com Brito Cruz.
Os 11 pesquisadores convidados são: Aníbal Vercesi, Edgar Dutra Zonotto, Fernando Galembeck, José Alberto Cuminato, Lourdes Sola, Naércio Aquino Menezes Filho, Paulo Arruda, Paulo Artaxo, Ricardo Magnus Osório Galvão, Roger Chammas e Walter Colli.
Fonte: Fapesp
Foto: Divulgação