Central de Coleções Microbiológicas recebe apoio do Governo do Amazonas


Estabelecer meios para atualizar bancos de dados, ampliar acervos e implantar novos métodos de preservação das coleções biológicas em museus existentes no Estado do Amazonas tem sido tarefa constante do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Organização, Restruturação, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado – Coleções Biológicas/Museus. 

Entre os projetos apoiados pelo Governo do Estado está o “Ampliação da Central de Coleções Microbiológicas da Universidade do Estado do Amazonas (CCM/UEA)”, coordenado pela doutora em Química Patrícia Melchionna Albuquerque, que tem como objetivos a consolidação da Central como referência no acervo de microrganismos amazônicos, estimular o aumento do número de projetos de pesquisa envolvendo a microbiologia aplicada nos programas de pós-graduação e apoiar grupos de pesquisa da UEA e de instituições parceiras no fornecimento de cepas identificadas para uso em pesquisa aplicada, além de ampliar o acervo em no mínimo 30%. 

Características macroscópicas de fungos amazônicos - Foto Acervo da coordenadora Patrícia Melchionna

Características macroscópicas de fungos amazônicos – Foto Acervo da coordenadora Patrícia Melchionna

Atualmente, cerca de 1.400 espécies fúngicas e 300 de bactérias existem no Centro de Coleções Microbiológicas da universidade. Com o incentivo do Governo do Estado, via Fapeam, a Central de Coleções foi modernizada com equipamentos fundamentais para um melhor desenvolvimento do acervo, principalmente com a câmera de fluxo laminar, entre outros instrumentos como frascos diversos e materiais utilizados para a caracterização macro e micromorfológico dos microrganismos e moleculares, conforme informações da pesquisadora. 

“Nossa intenção é conseguir identificar todas as espécies de microrganismos que temos hoje na Central de Coleções da UEA, a qual dispõe de um acervo significativo e, principalmente, já contamos com a organização (codificação) desses microrganismos. O sistema de gestão está sendo finalizado e pretendemos, até o final do primeiro semestre, disponibilizar o acesso para a população em geral”, acrescentou.  

Conservação dos isolados em óleo mineral - Foto Acervo da coordenadora Patrícia Melchionna

Conservação dos isolados em óleo mineral – Foto Acervo da coordenadora Patrícia Melchionna

Sobre o Programa – O Programa de Apoio a Organização, Restauração, Preservação e Divulgação das Coleções Biológicas e de Museus do Estado do Amazonas – Coleções Biológicas/Museus, da Fapeam, visa apoiar com recursos financeiros e bolsas, projetos que visem dar suporte à organização, informatização, gestão e divulgação de coleções biológicas institucionais e de museus já existentes, e consideradas estratégicas para o Estado do Amazonas em Instituições públicas ou privadas, sem fins lucrativos. 

O projeto “Ampliação da Central de Coleções Microbiológicas da Universidade do Estado do Amazonas (CCM/UEA)”, é apoiado pelo edital 008/2019. 

Por: Valdete Araújo/Decon Fapeam

Fotos: Acervo da pesquisadora Patrícia Melchionna Albuquerque

 

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *