Cepese oferece oportunidades a pesquisadores brasileiros


12/01/2012 – Pesquisadores que desejarem desenvolver o seu projeto de investigação em Portugal podem contatar o Centro de Estudos da População, Economia e Sociedade (Cepese) da Universidade do Porto, uma unidade de investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, que também acolhe pesquisadores estrangeiros. 

Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook

O coordenador do Cepese, doutor Fenando Sousa, esclarece que existindo a vontade do investigador em ter o Centro como instituição de acolhimento deve submeter, a qualquer momento, uma proposta de investigação, via correio normal ou e-mail. "A pesquisa pode ser desenvolvida exclusivamente no Cepse ou em regime sanduíche com outras instituições portuguesas e/ou brasileiras", afirma.

Desde 2010, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e o Cepese possuem um acordo de cooperação em que ambas as partes decidem, de comum acordo, desenvolver atividades de cooperação em matéria de investigação e desenvolvimento em Ciência e Tecnologia, nomeadamente através do intercâmbio de investigadores.

O Cepese acolhe investigadores estrangeiros que desenvolvem pesquisas no âmbito de mestrado, doutoramento ou pós-doutoramento nos seguintes Grupos de Investigação:

Relações Externas de Portugal

Este Grupo desenvolve o estudo das relações sociais, políticas e culturais entre Portugal e outros países, com especial destaque para o Brasil, Espanha e Rússia, salientando os contributos do Porto e do Norte de Portugal nessas relações. Coordenação de Fernando de Sousa.

Economia, Sociedade e Política do Portugal Contemporâneo

A análise científica das permanências e mudanças em Portugal, numa perspectiva histórica contemporânea, e a necessidade de reformas no contexto da globalização, consubstanciam o objetivo deste grupo de investigação. Coordenação de Carlos Amaral Dias.

Arte e Patrimônio Cultural de Portugal

Criado com o intuito de promover o estudo dos artistas e dos artífices, e das obras por eles produzidas nos territórios ligados à diáspora [dispersão de um povo em consequência de preconceito, perseguição política, religiosa ou étnica] portuguesa, este grupo busca contribuir para a Historiografia da Arte Portuguesa, desde o final da Idade Média ao século 20. Coordenação de Natália Marinho Ferreira-Alves.

População e Prospectiva

O principal objetivo deste grupo é contribuir para o estudo da história da população portuguesa e a percepção das tendências, ritmos e características do povo português, conciliando uma perspectiva ampla de tempo histórico com a leitura específica de Demografia Histórica e da Análise Demográfica. Coordenação de Teresa Rodrigues.

Estudos Medievais e do Renascimento

É objetivo deste grupo estudar as dimensões sociais, políticas e econômicas das Ordens Militares presentes em Portugal, bem como a sociedade e os poderes políticos, durante a Idade Média. Coordenação de Paula Pinto Costa.

Fernando Sousa destaca que este Centro além de ser uma instituição de acolhimento devidamente creditada pelo Ministério da Educação e Ciência, também reúne as condições materiais e científicas de apoio à investigação, desde o suporte bibliográfico, disponibilizado pela sua biblioteca, à orientação do trabalho por investigadores sêniores com uma vasta experiência nesse âmbito.

Para mais informações, consulte o site (www.cepese.pt) ou envie um e-mail (cepese@cepese.pt).

Foto: Coordenador do Cepese, doutor Fenando Sousa (Divulgação Cepese)

Fonte: Ciência em Pauta/Sect-AM

Veja mais notícias >>

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *