Ciência e tecnologia serão destaques de 19 a 25
Mobilizar a população, especialmente crianças e jovens, em torno de temas relacionados às atividades tecnológicas e científicas é o objetivo da 6ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que se inicia na próxima segunda-feira (19/10), às 15 horas, no Clube do Trabalhador do SESI, localizado no bairro do Aleixo, zona leste de Manaus.
Ao todo, 65 instituições levarão programações voltadas para a popularização da ciência, tanto na capital como no interior do Estado, com destaque para a Estação Ciência, que será instalada nas dependências do SESI, com horário de funcionamento de 8h30 às 18 horas.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), principal parceira na realização da Semana no Amazonas, com recursos da ordem de R$ 200 mil, também estará presente no evento.
Em seu estande na Estação Ciência, a Fapeam lançará o 14 º número da revista Amazonas Faz Ciência, cuja edição se está inteiramente voltada ao público infanto-juvenil, com reportagens sobre os projetos de iniciação científica júnior realizados no âmbito do Programa Ciência na Escola (PCE).
Outro destaque da Semana será a Tenda do Conhecimento, organizada pelo Museu da Amazônia (Musa), que será instalada na Reserva Duke, localizada na zona leste da cidade.
Na coletiva dada à imprensa na tarde de sexta-feira (16/10), o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia em exercício, Marcílio Freitas, afirmou que o número de instituições participantes aumentou cerca de 30% este ano e ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas instituições envolvidas diretamente com pesquisa e ciência no Estado.
“Hoje somos o quarto Estado brasileiro que mais investe em ciência e tecnologia. Isso é um avanço enorme para o Amazonas”, finalizou o secretário.
Carlos Fábio, Luana Gomes – Agência Fapeam