Ciência na Escola: estudantes comemoram resultados obtidos


O Seminário de Avaliação do PCE acontece nos dias 17 e 18 no campus do Instituto de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Amazonas (ICHL/Ufam) reunindo cerca de 550 alunos, professores e estudantes envolvidos nos projetos de pesquisas

A contar pela empolgação dos estudantes presentes durante a cerimônia de abertura do Seminário de Avaliação do Final do Programa Ciência na Escola (PCE) realizada ontem (16), no auditório Eulálio Chaves, mini-campus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), os próximos dois dias do evento prometem ser bastante movimentados para alunos e professores de escolas públicas municipais e estaduais de Manaus e de alguns municípios do Amazonas, como  Itacoatiara e Rio Preto da Eva.

O Programa, que consiste em apoiar, com recursos financeiros e bolsas de pesquisa, a execução de projetos de pesquisa, desenvolvidos por professores estudantes do ensino fundamental e médio, em sala de aula é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisas do Estados do Amazonas (Fapeam) em parceria com as secretarias Estadual e Municipal de Educação (Seduc e Semed) e Secretaria Estadual Ciência e Tecnologia (Sect).

Durante a abertura do evento, que contou com a participação do prefeito Serafim Corrêa e representantes das instituições envolvidas, o PCE foi destacado como um programa pioneiro no país que chega ao final da sua segunda edição com vários resultados positivos. Um destes resultados foi apontado pela secretária-executiva da Seduc, professora Marly Holanda Nascimento, que listou o nome de alguns alunos do ensino médio que foram aprovados no vestibular da Ufam, entre os melhores colocados.

A aluna Daiane Ketlen Chaves dos Santos, da escola Estadual Mirtes Rosa de Lima, do município de Itacoatiara, integra esse grupo. A estudante passou em terceiro lugar para o curso de Sistemas de Informação da Ufam.

A outra boa notícia foi dada pelo diretor-presidente da Fapeam, Odenildo Teixeira Sena. Ele anunciou a ampliação dos investimentos no programa, que de R$ 600 mil, passou-se para R$ 3,6 milhões nesta terceira edição, cujo edital já foi lançado e o envio de novas propostas de projetos a serem desenvolvidos no primeiro semestre de 2009 já está liberado. “O PCE já pode ser considerado um programa importantíssimo no processo de formação dos estudantes do nosso estado, pois é através dele que, a longo prazo, daremos uma resposta para a falta de pesquisadores em nossa região. E este programa será o diferencial na introdução dos estudantes no universo da ciência, tão importante para as nossas vidas”, ressalta Sena.

Seminário final

As apresentações dos 76 projetos desenvolvidos pelos professores nas escolas serão apreciadas pela Comissão de Análise de Acompanhamento e Avaliação do PCE, composta por sete representantes das instituições envolvidas (Fapeam, Sect, Seduc, semed, Ufam, CCE e Inpa) e, ainda, por 14 consultores (ad hoc) convidados de várias instituições.

Nos dias 17 e 18, as apresentações orais e de pôsteres acontecem nas salas 7, 8, 9 e 10 no Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL/Campus Universitário), nos horários das 8h às 12h e das 14 às 17h.

Entre os projetos a serem apresentados, estão alguns que tratam de questões ambientais, como as invasões, questões de saúde, como a proliferação da dengue e malária, além de temas diversos, como cultura, xadrez, astronomia, línguas, reciclagem, hortas escolares, o próprio ensino de ciências nas escolas, entre muitos outros.

A professora Alberlanes Ferandes da Costa que coordena o projeto: “Ver para crer (Laboratório de Ciências)” acredita que o PCE promoveu nos alunos o intresse pela investigação científica. “Nosso objetivo foi fazer com que os alunos se sentissesm motivados pela pesquisa, principalmente sobre a metodologia da pesquisa que é considerada o bicho papão para os alunos de graduação. Essa iniciativa da Fapeam, em parceria com as secretarias de educação, é fundamental para a formação de futuros professores e pesquisadores de universidades e institutos de pesquisas”, disse a professora que acompanhará a apresentação dos resultados gerados no projeto desenvolvido por seus alunos no próximo dia 17, às 14h na sala 9 do ICHL.

 Agência Fapeam – Ulysses Varella

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *