Ciência sem Fronteiras ganha reforço no aprendizado de inglês
20/12/2012 – O programa Ciência sem Fronteiras (CsF) ganhou um reforço com o lançamento, nesta semana, do programa Inglês sem Fronteiras pelo Ministério da Educação (MEC). Para auxiliar no processo de integração dos estudantes, o novo programa prevê a aplicação de 500 mil testes de nivelamento de proficiência em língua inglesa até 2014, cursos a distância e presenciais, além do fortalecimento do ensino de línguas nas universidades.
Siga a FAPEAM no Twitter e acompanhe também no Facebook
Na avaliação do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, a iniciativa, que tem apoio de sua pasta, faz parte de um esforço brasileiro para dar maior efetividade ao CsF. “Em benefício da internacionalização da ciência no Brasil e do aperfeiçoamento da formação dos jovens brasileiros”, afirmou.
Ao longo do programa, serão desenvolvidas ações relativas ao credenciamento das instituições de educação superior para aplicação dos testes de proficiência exigidos para o intercâmbio, como o Test of English as a Foreign Language (Toefl) e o International English Language Testing System (Ielts), que permitem maior fluxo de inscrições no programa Ciência sem Fronteiras.
Representantes de dez universidades federais integram comissão criada para planejar, organizar e gerenciar as ações do Inglês sem Fronteiras a serem desenvolvidas no Brasil: São Carlos (UFSCar), Santa Catarina (UFSC), Minas Gerais (UFMG), Uberlândia (UFU), Rio Grande do Sul (UFRGS), Fluminense (UFF), Ceará (UFC), Pernambuco (Ufpe), Mato Grosso (UFMT) e Universidade de Brasília (UnB).
Ouça a reportagem da RádioWeb C&T, clique aqui.
Fonte: Ascom/MCTI