Cientistas discutem produção e gestão do conhecimento na Amazônia


Com o tema “Amazônia: o desafio da produção e gestão do conhecimento”, o diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Odenildo Sena, falou sobre as ações da Fundação para a formação de capital de humano no Amazonas, que contribuíram para o crescimento da FAP nos últimos seis anos. Sena apresentou a palestra durante o 1º Seminário Internalização de Competências Regionais, onde foi um dos convidados de honra.

O seminário iniciou nesta quinta-feira (10/12) e prossegue até esta sexta-feira (11/12) no auditório da Escola Superior de Tecnologia, localizado na Avenida Darcy Vargas. O encontro é promovido pelos alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, que é oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O encontro teve como objetivo apresentar as temáticas das teses em desenvolvimento relacionadas às questões da Amazônia e à sustentabilidade ambiental.

De acordo com Sena, não faz sentido falar em gestão do conhecimento se não investir em recursos humanos. Ele disse que apesar de todos os investimentos feitos pela Fapeam em capacitação de pessoal, o Estado ainda está aquém do que precisa para abranger todo o universo amazônico. 

 

“A Fapeam foi quem mais cresceu proporcionalmente (59,4%) no período de 2002 a 2008 no tocante à formação de doutores”, observou, acrescentando que o mundo nunca esteve diante de desafios tão grandes e nunca precisou tanto gerar conhecimento para dar conta desses desafios.

 

Segundo o doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável, Salomão Franco Neves, a finalidade do encontro é internalizar e divulgar as pesquisas que estão sendo realizadas sobre a região e a sustentabilidade ambiental. Ele explicou que o seminário visa apresentar à comunidade acadêmica e aos pares tudo o que está sendo produzido sobre a temática. “Estamos prestando contas à sociedade”, frisou, acrescentando que os dez estudantes de doutorado em Desenvolvimento Sustentável apresentarão os projetos de pesquisa.

 

Programação

 

O seminário prossegue na sexta-feira (11/12), a partir das 8h30, com a palestra Amazônia: o desafio ecológico, proferida pelo diretor do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB, professor Elimar Nascimento. Em seguida, às 10h, têm início os painéis. O primeiro painel – Educação e Turismo – terá as palestras: “Tendências do ecoturismo na Amazônia no século XXI” e “Gestão sustentável da água: uma proposta de educação ambiental para o Igarapé do Mindu”.

Finalizando as atividades, a partir das 14h, será realizado o painel Comunidades Amazônicas: segurança alimentar e capital social, com a palestra “Segurança alimentar em período de mudanças climáticas: um estudo de caso do aproveitamento produtivo do município de Parintins” e a palestra “O capital social, participação e governança nas comunidades rurais como proteção do capital ecológico”.

 

Kelly Jheniffer – Agência Fapeam

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *