Clube de Ciências estimula o ensino em escola da rede pública


20/01/11 – O homem é um ser social. As redes sociais, consideradas fenômeno da atualidade, são um exemplo disso. Uma das características desses espaços virtuais é a socialização entre os participantes com interesses comuns, que produzem conteúdos e os tornam acessíveis para todos de determinado grupo. Com propósito semelhante, professores de Ciências, em formação inicial, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), deram início ao ‘Clube de Ciências’.

Segundo a professora Irlane Maia de Oliveira, o ‘Clube de Ciências’ surgiu em 1985, com a consolidação da pesquisa de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da professora Elizabeth da Conceição Santos, professora da Ufam na época e, atualmente, aposentada. “O intuito do Clube era e continua sendo estimular um ensino renovador e participativo. É um espaço de consolidação da teoria-prática da disciplina de Ciências que compõe  o currículo do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e que forma professores para atuar no Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano”, explicou Oliveira.

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O clube visa à qualidade na formação didática do professor de Ciências, bem como a elevação do nível de ensino aos alunos das escolas municipais e estaduais localizadas em Manaus.

Método leva em conta o contexto amazônico

De acordo com Oliveira, o trabalho é desenvolvido com base no Plano de Aula direcionado para o cotidiano do aluno no contexto amazônico.  Para isso, os professores em sua formação inicial são estimulados a reconhecer, compreender e analisar as tendências do Ensino de Ciências sob a perspectiva da Ciência/Tecnologia/Sociedade e Ambiente (CTSA). “Os professores são envolvidos em metodologia de pesquisa que busca a prática reflexiva de suas ações didáticas executadas no Clube de Ciências diante da perspectiva da construção da identidade do professor-pesquisador”, destacou.

Para Monteiro, professor e participante do Clube, a prioridade é desenvolver as competências e as habilidades dos estudantes a partir das aulas que contemplem atividades experimentais com o objetivo de conduzirem, estes alunos, para a prática de observação dos fenômenos. “A ideia é formar um pensamento reflexivo em relação a Ciência e Tecnologia presentes no dia a dia dos estudantes, de forma a potencializar o processo de ensino-aprendizagem”, ressaltou.

Clube seleciona escola para as atividades em 2011

A Escola Municipal Emanuel Rebelo da Cunha, situada na estrada do Brasileirinho, Km 10 do Puraquequara, zona Leste de Manaus, foi selecionada para aplicação dos trabalhos desenvolvidos pelo Clube no primeiro semestre de 2011. Durante as atividades, 12 professores atenderão aproximadamente 150 alunos. 

(Foto2: Divulgação)

Redação: Margarete Rocha

Edição: Fábio GuimarãesAgência FAPEAM

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