CNPq abre inscrições para o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração


Prazo termina dia 15 de setembro e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas vai ser uma das cofinanciandoras

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) aderiu à chamada pública para o Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração (PELD), que recebe inscrições de projetos até dia 15 de setembro. A chamada é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e com o British Council (BC-Fundo Newton).
As propostas aprovadas neste edital serão cofinanciadas pelas FAPs. A diretora técnico científica da Fapeam, Andrea Waichman, informou que as propostas devem ser submetidas diretamente ao CNPq e, uma vez aprovadas será feita a negociação com as Faps para ter o cofinanciamento dos sítios PELD em seus respectivos Estados.
Na última chamada do programa, a Fapeam investiu aproximadamente R$ 200 mil em cada projeto aprovado. Atualmente, a instituição financia em parceria com o CNPq dois sítios do PELD, que são coordenados pelas pesquisadoras Maria Tereza Fernandes Piedade e Flávia Capelotto do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) que desenvolvem estudos para entender o funcionamento dos ecossistemas amazônicos.
“Mais uma vez o Governo do Amazonas por meio da Fapeam contribuirá para o conhecimento da dinâmica dos ecossistemas da região. Os resultados dessas pesquisas são extremamente importantes e podem subsidiar outras políticas públicas para Estado, em termos de conservação e uso sustentável da biodiversidade na região”, explicou a diretora técnico-científica da Fapeam.
O Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração apoia projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir para o desenvolvimento e o aperfeiçoamento do PELD, regulamentado pela resolução normativa 23/2011, disponível no edital. As propostas deverão ser enviadas ao CNPq exclusivamente via internet, por meio do formulário de propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC).
O proponente, responsável pela apresentação da proposta, deve atender, obrigatoriamente, itens especificados no edital. A instituição de execução do projeto deve ser uma Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) cadastrada no diretório de instituições do CNPq, e com qual o proponente deve apresentar vínculo do tipo celetista ou estatutário.

Parceria Internacional
Os proponentes que desejarem desenvolver projetos em colaboração com pesquisadores de instituições sediadas no Reino Unido, no âmbito do PELD, poderão apresentar as informações relativas a esta parceria como uma forma de pré-candidatura do parceiro do Reino Unido à chamada global do programa “Institutional Links do Fundo Newton”.
A chamada global do “Institutional Links” reservará um valor de GBP 210 mil (duzentas e dez mil libras esterlinas) para um componente PELD, destinado exclusivamente a projetos a serem desenvolvidos em parceria entre pesquisadores do Reino Unido e coordenadores de sítios PELD no Brasil.

Acesse aqui o edital

Esterffany Martins- Agência Fapeam

Com informações do CNPq

Deixe um novo comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *